terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mãe Mãos de Tesoura

Quem frequentou um curso de preparação para o parto deve ter sido confrontado com o dilema das unhas. Como cortar as unhas ao recém nascido? Com uma lima? Normal ou "para bebés"? E a tesoura? Tantas dúvidas... Mas afinal qual a melhor opção?

Cheguei à conclusão que:

#1: Se optarmos por usar limas, podem ser aquelas mais roscoves de papel que se vendem no supermercado;

#2: Mesmo com as limas mais xpto, as unhas dos recém nascidos são tão molinhas que é, na mesma, muito difícil pô-las mais curtas;

#3: A tesoura é uma boa opção, as unhas parecem papel, mas há que ter cuidado com bebés mais irrequietos;

#4: Mesmo com os bebés ditos irrequietos (eu comprei um desses modelos), com algum cuidado é quase impossível cortar-lhes os dedos.

Conclusão: a experiência dir-vos-á o que melhor resulta para cada um dos vossos bebés e seus respectivos pais, dependendo do nível de perícia manual dos mesmos. Ou seja, eram bons a EVT no 5º ano? Então estão safos com a tesoura. Se o cubo que montavam se parecia com um octo-nãoseiquê-edro, então se calhar é melhor optar pela lima.

Mas uma coisa é certa, não deixem de lhes cortar as unhas, se não querem ver a pele deles (e a vossa, já agora) que nem carpaccio de vitela.

7 comentários:

  1. Por cá já experimentámos de tudo... a lima não resultou porque não conseguia fazer diminuir o tamanho da unha nem por um decreto; o corta-unhas de bebé foi deitado ao lixo no dia em que, num movimento repentino da piolha, a ponta do dedo da E substituiu a unha (gritava ele e gritava eu, tadita da piolha...); após a desgraça do corta-unhas, num momento de "Nunca mais lhe corto as unhas!!", passaram a ser usados os dentes da mãe, o que também não era ideal; neste momento as unhas da piolha são cortadas com a tesourinha para bebés da Chicco (sempre é mais fácil e seguro), mas só quando é preciso... é que ainda não me esqueci do corte no dedo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Mariana, que drama! Por aqui a tesoura da Chicco também foi a eleita :) O problema é que é preciso cortar as unhas duas vezes por semana... Não sei como crescem tão depressa!

      Eliminar
    2. Mariana tb já me aconteceu isso.. numa tentativa de lhe cortar as unhas acordada.. ela nem chorou muito mas deu-me uma dor tao grande no coração.. tadinha.. agr só corto com ela a dormir! Mas vou tentar a lima..

      Eliminar
  2. Por aqui é mesmo a tesoura a grande aliada. E afinal é super simples cortar as unhas. Basta agarrar bem aquele mini dedinho e tudo se faz.

    ResponderEliminar
  3. Quando o Gabriel nasceu, tentei as limas. Resultado? Nenhum lol. Desde sempre que uso o corta-unhas de bebé daquele pack da babies'r'us. Rápido e prático :) beijinho

    ResponderEliminar
  4. As limas, no way! tentei uma vez, aquilo nao resulta mesmo!!! Usamos a tesourinha da chicco. Mas às vezes fico 3 dias para cortar as unhas duma mão. O que significa que todos os dias, tento cortar as unhas. ggrrrrrrr

    ResponderEliminar
  5. Corta-unhas sempre. Tentei a tesoura e acabei por a aleijar. Um dia uma amiga disse-me que as cortava quando eles estavam a dormir e é esse o truque. A partir do momento em que comecei a cortá-las com eles a dormir nunca mais tive problemas. Ao que tem 4 anos ainda as corto a dormir porque ele nunca quer cortá-las :)

    ResponderEliminar