terça-feira, 30 de dezembro de 2014

5 coisas parvas que gostava de ter sabido antes


Sabem aquelas coisas que gostávamos de ter sabido antes, mas que no fundo não mudava quase nada se as soubéssemos? Coisas que na altura parecem o fim do mundo, mas depois vai-se a ver e são só parvas?

Cá está uma lista mais ou menos aleatória de idiotices que nos podem moer nos primeiros dias na maternidade:

#05 olhos tortos
É normal que os recém-nascidos tenham um olho a olhar para o burro e outro para o infinito. Por isso, nada de, ainda na maternidade, ficarem cheínhas de medo que a vossa filha se pareça com a Rita Pereira (se bem que até não ficavam mal servidos, que é gira que se farta).

#04 ventosa
Quando o vosso filho não está a querer sair nem por nada pelo vosso pipi por variadíssimas razões, a equipa médica pode ter de usar ventosa - tipo desentupidor de canos, estão a ver? E como é que a médica pede a dita? Achavam que dizia "ventosa, ófaxavor?" Não, não. Fala em código, neste caso com um som "bahbah" (onomatopeia inventada agora com som de desentupir canos).

#03 miauffff
O vosso filho pode nascer com uma cara que parece ter sido arranhada por um gato ou ficar com ela assim logo nas primeiras horas. A Isabel nasceu com unhas de fazer inveja a muitas mães e uma cara que parecia um quadro de Miró. Não sei se já alguém concorreu ao Guiness com isto, mas eu posso apostar que foram as unhas mais compridas de um recém-nascido. Comprei logo uma lima (wrong! tesoura, tesoura, tesoura) e ainda tentei solucionar aquilo, mas já foi tarde.

#02 calor tropical
Como nasce no Inverno, três babygrows quentinhos, três casaquinhos, três pares de colants, botinhas de lã, gorrinhos, mantas. Mala de maternidade pronta. Danger, senhoras! Perigo de verem os vossos filhos a derreter! Encarem a maternidade como uma viagem ali ao Brasil, estejam preparadas para temperaturas a rondar os 60 graus e para as visitas que ainda aquecem mais o ambiente. (Ou seria eu que estava em brasa? Digam-me: não sentiram que estavam numa sauna?)

#01 mecónio
Meconiquê? Na maternidade, uma enfermeira vai fazer um número de contorcionismo com o vosso bebé, para o ajudar a fazer cocó, e vai parecer que o estão a tentar encaixar numa mala de viagem a abarrotar. Agarra as pernas, encolhe as pernas, espreme o puto, até começar a sair o mecónio. Não, não descobriram uma reserva de petróleo, aquela é a cor do primeiro cocó dos bebés.


Mães grávidas, que tempo mais bem gasto das vossas vidas com dicas e alertas importantíssimos! Só que não. Este foi talvez o texto mais estúpido que já leram. Comprem mas é o livro do Mário Cordeiro, que aqui não se aprende nada.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade, verdadinha! Guilty! Começar a escrever no word ;)

      Eliminar
  2. E o lanugo :) adoro o lanugo, q é o nome dado aquela penugem que cobre os bebes e depois acaba por desaparecer ou se tornar de algum modo menos evidente. De resto a ventosa tenho de contestar com a minha experiencia pessoal e nascimento da minha primeira. Como tinha a cabeça mal encaixada o obstetra orientou no momento a enfermeira parteira ao uso de, e lembro me bem ouvir apesar de toda a circunstancia medonha 'aquela ventosa pequenina, ta a ver?'. Nao me esqueço disto, nem da cara dele, ate porque também assistiu o meu parto seguinte, e em situação ainda menos feliz. Nunca mais me assistiu nenhum, se calhar recebeu todas as pragas q lhe roguei aquando de no meu segundo ter sido chamado para me extrair a placenta, q não 'nascia' (horror!!!!). Adiante, ha a pele de velhinho tambem, q designa a situação cutânea dos bebes pos termo (a 1a foi, mal encaixada e provocada, já mesmo em cima das 42 semanas), placenta en velhecida e perca de peso, a pele nas mãos e pés assemelha a pele velha e enrugada. Todo um mar de saberes este da maternidade :) é por isso alias q a mae é q sabe!

    ResponderEliminar
  3. A mim ninguém me explicou que os bebés perdem peso, ainda antes de sair da maternidade..a camada de nervos que apanhei e o sentimento de culpa que tive por achar que o meu leite não era suficiente nem "bom"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu isso por acaso sabia mas, mesmo assim, quando a médica me ameaçou em não lhe dar alta, ia chorando! ;) mas como o leitinho é bem bom, depois recuperou tudinho!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada! Ai a minha professora de Língua Portuguesa, que me deu 19, já deve estar a espumar da boca! ahaha

      Eliminar