domingo, 7 de dezembro de 2014

A minha filha está amarela!

Está mesmo, não estou a brincar!

Tenho vindo a reparar que, nalguns dias, o nariz dela e as pontas dos dedos estão mais amarelos, mas disse para mim que era uma pseudo icterícia por não sermos umas galdérias e não andarmos sempre a sair de casa.

Se fosse icterícia, era uma icterícia pequenina, não ia fazer mal. Além disso, o parque dela fica perto da janela, pelo que tem levado com mais sol na fronha e, na minha cabeça, dentro de alguns dias já ficaria com a cor de uma Patrocínio.

Lá decidi investigar porque, numa fotografia em que toda a alegria natalícia da Irene está mais do que bem representada, era demasiado evidente. Já não era paranóia minha de certeza.

Como nós, mães, vivemos muito de mandar bitaites sobre coisas que não tenhamos resposta ("será que ela não dorme bem porque não gosta do edredão novo? será que é porque tem pesadelos por lhe termos mudado o boneco? será que é por causa do calendário dos bombeiros de Setúbal que está inquieta?"), demorem o tempo que precisarem na fotografia para pensarem nuns quantos e, depois, poderão ler a "solução".


Gosta tanto do Natal como aqueles velhotes que já se deitam às 6 da tarde.

Ora bem, do que investiguei e à falta de resposta que faça mais sentido...

... ela tem comido vegetais amarelos/laranja a mais e, como não consegue digerir todos os betacarbo... qualquer coisa, a pele deixa-os vir ao de cima. 

Explicação de alguém com um QI superior aqui e resposta num fórum com mães de filhos laranja aqui

8 comentários:

  1. A Sofia ficou assim quando eu me lembrei de lhe dar para a mao um bocado de batata doce. Era nariz, mãos, cabelo, olhos, orelhas tudo amarelo. Ca para mim a Irene assaltou-te o frigorifico!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O meu filho ficou assim. A médica diz que é dos legumes cor-de-laranja. Ou seja, na sopinha há que ver a quantidade de cenouras e abóboras que está a pôr. Se usar cenoura, não use abóbora.
    Lá reduzi nas cenouras e o rapaz perdeu o tom alaranjado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aconteceu-me exatamente o mesmo com o meu pequeno! Numa das consultas de rotina perguntamos à Pediatra e foi então que ela nos explicou que é da quantidade de carotenos que a criança come e não processa. Só tive de reduzir um pouco... Ah, ao meu filho notava-se imenso: É branquinho como a Mãe.
    O meu filho era bem mais pequenino, deveria ter uns 9/10 meses!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Isso é por causa da sopa de cenoura e se fizeres (como eu), sopa de cenoura e abóbora ao mesmo tempo.... fica mesmo toda laranja... mas não faz mal nenhum, não te preocupes! A tua irene está lindíssima com esse nariz amarelo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar