12.15.2014

O meu nosso Natal

Lembro-me do Natal em que os meus primos e o meu irmão se fecharam numa sala da minha avó para lutar wrestling, de ir lá dizer que aquilo era parvo porque era tudo ensaiado e de ser corrida praticamente ao pontapé. Fiquei confinada à mesa dos adultos. E o que eu gostava de os ouvir discutir sobre tudo e mais alguma coisa!

Lembro-me do Natal em que dancei com o meu tio Jorge, em que nos rimos muito e fomos felizes, a comer castanhas à lareira, a encher a barriga de bacalhau com magusto e arroz doce da avó Rosel e bolo de bolacha.

Lembro-me do Natal em que fomos para a Serra de Montejunto e ficámos todos numa casinha pequena. O meu pai estava de serviço e assim pudemos estar perto dele. Jogámos Pictionary e eu quis ficar na equipa da minha avó Rosel, a pessoa com mais cultura geral da família. Ganhámos, claro.

Lembro-me do Natal em que recebi uma casa da Barbie, que eu desejei o ano inteiro, toda em tons de cor-de-rosa, com quarto, sala, jardim, uma maravilha! Devia ter uns 9 anos.

Lembro-me do Natal em que recebi uma caixa de After Eight (de dois pisos!) e que dei cabo de 1/3 só nessa noite.

Lembro-me do Natal em que ficámos todos a ver a série Fonseca do Gato Fedorento em DVD, sem conseguir parar de rir.

Lembro-me dos Natais em que íamos, religiosamente, ao cinema no dia 25 à tarde.

Lembro-me de tirar a mesma fotografia todos os anos, ao lado dos meus primos Jorge e Pedro e do meu irmão Frederico, quase sempre a fazer caretas.

Tenho memórias que não se esgotam. O Natal é para mim, a par das férias grandes, a melhor altura do ano. Porque é de memórias da família e da comidinha da avó e da mãe que o meu coração se enche.
Não me lembro de abrir 30 presentes desenfreadamente, sem olhar bem para as caixas. Lembro-me de abrir alguns e devagarinho, para saborear. Lembro-me de os coleccionar depois no quarto, arrumadinhos ao lado uns dos outros, para voltar a ser surpreendida de manhã, quando acordasse. 
Espero passar este espírito à Isabel. De ver muito no pouco (e o meu pouco era muito, em comparação com outras crianças). De reter o que é realmente importante. De perceber o quão importante é ter uma família. E este ano a família tem-na a ela, da forma mais mágica possível.

E para completar esta lamechice que me fez chorar, cá estão as fotos lindas que o David (pai da criança) tirou no fim-de-semana ao meu anjinho:

Luzinhas de estrelas A Loja do Gato Preto (ano passado)
Asas de anjo Mascarilha
Casinha de luzes (é um calendário do advento) Zara Home
Carrossel Tiger
Isabel vestida pela mãezinha dela, que o pai vestiria um fato de treino (cof cof):
Collants com sapatos desenhados da H&M (não são lindos?)
Body de Gola Isabella Babywear (baratinho e tão giro)
Fofo Cosythings (dos saldos anteriores)
Bolero da Cóndor (é para 3 meses e ainda lhe serve, assim é que eu gosto!)

4 comentários:

  1. Já não há caixas de After Eight com dois pisos, pois não?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah acho que não! Nunca mais me esqueço daquela caixa maravilha, de metal, enorme! mham

      Eliminar
    2. Eu não me consigo lembrar da caixa, mas lembro-me claramente de "roubar" os do andar de baixo, acreditando que o meu pai não ia perceber! Ahahah! As coisas que se perdem com o tempo :)

      Eliminar
  2. A Isabel está muito fofa nas suas roupinhas de beta, e um anjinho completo. ;)

    Tradições de Natal são aquelas que ficam para sempre, e nesta altura do ano as saudades de Portugal são grandes. Quase consigo cheirar as castanhas, lembro-me bem dos jantares de Natal com a mesa cheia de frutos secos, queijos e "cold cuts" acompanhado do bacalhau, do bom vinho, e a mesa de sobremesas. A troca de prendas sempre com coisas simples onde o valor ia mesmo para a companhia que se tinha. E lembro-me tambem do regresso a casa ao fim do dia de faculdade, a admirar as luzes que brilham na cidade ao longe. Saudades, saudades.

    Uma tradição que começamos com a nossa filha mais velha (e já passamos para a mais nova) é de comprar-lhes um vestido especial para a noite de Natal. Tem sido fixe ver a miúda com o vestido novo, mas este ano vou fazer questão de tirar fotos das duas juntas, uma ao lado da outra. A mais nova vai ganhar um "romper", e a mais velha um vestido e o tecido será o mesmo apesar do design ser diferente. Como os avós enchem-nas de prendas, o vestido fica a ser a nossa prenda especial. É algo simples mas espero que elas lembrem-se dessa tradição para o resto da vida, e se calhar, passarão às suas filhas tbm.

    O primeiro Natal com os nossos filhos é algo especial. Mais para nós do que para eles, mas muito especial.

    ResponderEliminar