8.06.2015

10 perguntas sobre a gravidez.

Ou até antes. Estou a tentar viajar no tempo, para quando o Frederico, no inicio do nosso namoro, me perguntou: "... mas queres ter filhos? É que se não queres, não posso perder tempo, não quero ser pai velho". Disse-lhe que sim para se calar e depois acabei por querer e muito.  Raio do velhote! Útero 0 - Velhote 1. 

Quando pensava na gravidez e no parto, vinham-me algumas perguntas à cabeça. Pode ser que algumas de vocês sejam tão totós como eu e também tenham algumas na cabeça. 




1 - O pipi volta ao normal?

R: Acho que nalgumas volta ao normal. No meu caso, como tive de ser cosida (ai que bom), o sacana do Frederico até mandou a piadinha do "se puder dar mais um pontinho..." e foi o que aconteceu. Fiquei com um pipi mais... Não quero falar mais disto, que vergonha! Mas, pronto, perceberam!

2 - As mamas ficam muito grandes na gravidez?

R: Imaginem o que é olharem para as vossas mamas como balões e alguém vos estivesse a soprar no pipo. Ficam insufladas ao máximo, mas não "maiores". Só vão até onde a vossa pele permitir. Até se costuma dizer que a gravidez é "o implante dos pobres". 

3 - Vou conseguir fazer amor durante a gravidez?

R: Não só vais como te vai apetecer muito. Há vários casos de mulheres (as que não sofrem horrores com enjoos e náuseas) que até têm mais líbido e andam loucas a querer afagar os maridos a tempo inteiro. O Frederico achou que eu tinha feito uma asneira qualquer e estava a tentar compensar ou a distraí-lo, não está habituado a esse tipo de atenção. Aconselho a posição perú assado ou franguinho, como preferirem.



4 - Dói muito o parto?

R: Está tudo muito bem feito quando corre bem. Dói, claro, mas já estamos tão fartas de estar grávidas que até aceitamos as dores com algum agrado. Mesmo eu que tive 24 horas nisso. O pior é o "toque", quando têm que ver se estamos dilatadas e nos verificam os intestinos pelo pipi. No meu caso foram demasiadas vezes. Sendo que só uma já era demais. 

5 - Vou andar muito enjoada?

R: Não necessariamente. Há mulheres que, como escrevi ali em cima, sofreram muito com isso, há outras que só quando o marido fazia bochechas de porco com vinho tinto. Depende, mas é normal haver enjoos. Não sempre matinais. 

6 - O meu cabelo vai ficar maravilhoso?

R: Vai ficar melhor. Maravilhoso... não sei que não sei como é que isso está, mas é provável que sim.




7 - Vou ficar com a barriga toda escarafunchada?

R: Sim e não. No meu caso ficou exactamente igual ao que era antes. Sem estrias. Há mulheres que ficam muitas e que ficam muito tristes com isso. Há cremes que podem ajudar, nem que seja psicologicamente, na prevenção. Aconselho um que não tenha um cheiro forte porque dá para enjoar com o cheiro do creme (dei-me mal com o cheiro do da Barral, por exemplo). 

8 - Vou ter de comprar roupa nova? 

R: Podem sempre pedir a uma amiga ex-grávida, usar de fininho algumas roupas do marido ou fazer como já vi, usar um lenço ou um cachecol à cintura para cobrir o que falta de tecido das camisolas. Eu comprei tudo novo. Confesso que esbardalhei algum dinheiro nisso. Estava toda contente por poder usar roupas justas e por assumir visualmente que estava toda grávida. Deixei foi de conseguir usar a maior parte dos meus sapatos. Sniff. 

9 - Vou andar a lamber terra de vasos e a embuchar BicMacs todos os dias?

R: Se quiseres, sim. A vida é tua. :) Quanto a isso dos desejos, diz-se que o corpo pede o que precisa. As grávidas que têm vontade de comer terra é porque lhes falta algum componente que a terra tem (não me apetece ir ver qual é). Nem todas as grávidas têm desejos (eu não tive, só me apetecia comer mais maçãs), mas vamos dizer que sim para eles irem mais contentinhos comprarem-nos coisas a meio da noite. 




10 - Vou ter muitas dores?

R: Depende. Eu sofri muito de uma coisa chamada Nevralgia. Andei semanas acamada. Ah... andei e acamada na mesma frase que estupidez. Bem, nem deitada estava bem, vá. Depois vim a saber que tudo passava com um comprimidinho. Grrr. Nunca deixem de perguntar aos vossos médicos todas as vossas dúvidas. 


Lembrei-me destas agora enquanto janto, mas grávidas, aqui somos uma família ;) Aposto que se fizerem perguntas nos comentários que haverá mães cheias de vontade de vos responder!

8 comentários:

  1. Amei as perguntas e as respostas. Por acaso tenho pensado bastante na primeira ( já vou na segunda gravidez, mas a primeira foi de cesariana esta não sei). Por isso obrigada por ter esclarecido a minha dúvida com bom humor ehehe

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao cabelo, tambem acho que depende... O meu parecia palha de aco, para alem do volume que ganhou! Ficou o que se poderia chamar uma verdadeira JUBA DE LEAO...
    E outra coisa que pode acontecer imenso sao as cambrias durante a noite...
    Quanto aos enjos, podem continuar ate aos 5 meses... A mim foi assim, passaram os enjos (de vomitar a grande mesmo) e chegou a fome que para fazer pandan com a Juba era de Leao!
    Tambem pode acontecer ter diabetes durante a gravidez... o que na altura da fome e um chato... No meu caso foi, eu queria proteger o meu piolho e nao comia fora das horas e mais do que me era premitido... Ou seja, andei 4 meses com dores de estomago devido a fome...
    Mas la esta, as gravidas sao como os bebes, cada um e diferente ;-) Ate pode ser que a vossa gravidez seja Santa, ou que a minha proxima tambem o seja :-)

    Beijinhoooos!

    ResponderEliminar
  3. A resposta às questões deviam começar por "Depende.". Cada gravidez, é uma gravidez. Há quem apeteça fazer amor durante a gravidez, há quem não apeteça nada (o meu caso!); há quem fique alguns meses enjoada, há quem nunca tenha tido um enjoo durante a gravidez (o meu caso!); entre outras. Tudo depende, tudo varia de mulher para mulher.

    ResponderEliminar
  4. Depois de ter o Diogo perdi metade do cabelo...foi assustador!
    Náuseas... até ás 41 semanas. Terrível!
    Mesmo assim... estar grávida é das melhores coisas que nos pode acontecer! É maravilhoso!

    ResponderEliminar
  5. Adorei!
    Não resisti copiei: http://www.vinilepurpurina.com/2015/08/26/10-perguntas-sobre-a-gravidez/ :D
    Espero que não se importem.
    Acho até que se devia criar uma espécie de corrente, de certeza que havia material para rir um bocadito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sempre a mesma coisa. a copiar é que se está bem! não dá trabalho -.-

      Eliminar
  6. A mim a dúvida é... Depois dos 3 meses, pinto o cabelo ou não?! É daquelas coisas que nunca se sabe bem se é mito ou não!!...

    ResponderEliminar