8.12.2015

Os vossos também fazem isto?

Já sabem que andamos sempre à procura de talentos escondidos nos nossos filhos e, principalmente, demasiado precocemente.

Neste caso ando desconfiada que a minha filha tem um dom para bailado (daqueles dos Cisnes) ou, então, que acha que andar de saltos lhe realçaria o traseiro.

Já antes de começar a andar que a Irene está constantemente em biquinhos dos pés. Dá dois passos normalmente e dez assim. Quando está a ver televisão em pé, também está sempre a fazer como as bailarinas fazem. 

E eu que o diga que uma vez me inscrevi para Dança Contemporânea a pensar que era Hip-Hop (para mim era contemporâneo, pelo menos em relação à minha pessoa) e levei ainda com uma aula de ballet que andei de lado e literalmente de lado. 

Isto é mais uma daquelas coisas em que acho que ela é especial e afinal todos fazem ou tenho de ir a um podologista que é capaz de lhe doer os calcanhares? ;)



11 comentários:

  1. O meu filho, menino, faz a mesma coisa! É vê-lo a andar pela casa em bicos dos pés, a ver televisão em bicos dos pés, eu cá acho que ele já está a treinar os glúteos! É muito fofo vê-lo fazer isso... agora já sei que não é panca dele :)

    ResponderEliminar
  2. Ela deve andar a trabalhar os gémeos... ;)

    ResponderEliminar
  3. Deve ser normal. A minha também anda muito assim.

    Mas agora que falas nisso, ela gosta muito de música, será que vai dar bailado?!. ;-)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ahahahah muito bom Joana! A minha sobrinha é um mês mais velha que a Irene e faz exatamente o mesmo. Anda sempre em biquinhos. Agora menos que os pais já aprenderam alguns truques. No caso da M. a pediatra aconselhou a contrariar e tentar que ela andasse "normalmente". Sapatos com sola mais pesada e muitas chamadas de atenção dos pais têm resultado. Mas vejam com o vosso pediatra é melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Ola Joana!
    Olha os miúdos andarem em bicos de pés não é de todo estranho até uma certa idade.. Muitas vezes está relacionado com o facto de lhe darmos as mãos e eles andam mais esticados ou até uma questão de equilíbrio.
    Contudo não descurando da possibilidade de ser uma veia de bailarina, é importante ir incentivando a criança a andar com o pé todo o não, dois o desenvolvimento da coluna e do próprio pé precisam de uma estrutura estável.
    Beijinhos e boas danças :)

    ResponderEliminar
  6. É normal, a minha também andava assim, depois passa. :)

    ResponderEliminar
  7. A minha sempre andou assim , o problema é que de graça passou a problema e 2 anos mais tarde teve de fazer fisioterapia porque o músculo e os tendões não desenvolveram correctamente. É ir vigiando !

    ResponderEliminar
  8. Li não sei onde que é uma tendência natural dos miúdos a corrigir o pé chato :P Se é verdade ou não, não sei, mas todos os miúdos que tomei conta (não sou mãe mas faço babysitting e tenho uma grande tribo de primos e primas) faziam isto (sendo que uma miúda que conheci fez isto até aos 8 ou 9 anos...). Nunca nenhum teve consequências negativas para a saúde desta prática (e também nenhum teve o pé chato, mas não sei se terá a ver! :P )

    ResponderEliminar
  9. O meu menino também andava assim. Primeiro achámos piada mas depois estranhámos. Resultado, fisioterapia, dormia com umas talas nos pés e felizmente não teve que ser operado. É preciso ver se a mania passa porque pode dar problemas.

    ResponderEliminar
  10. Todods fazem isso :) n é a toda a hora, mas as vezes lembram-se :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana, eu como Podologista posso dizer-te que dependendo da idade e das vezes que as crianças andam em bicos de pé pode ou não ser preocupante. Quando adquirem a marcha podem acontecer episódios esporádicos do andar em bicos de pé. Mas se se mantiver convém averiguar pois pode haver alguma limitação em algum músculo, por exemplo o tendão de Aquiles. Mas vá avaliando... Pelo que entendi a dia filha é ainda pequenina portanto pode ainda estar na fase de descoberta disto do "caminhar". Mas não incentive esse tipo de caminhar. Só faz bem incentivar se houver indicação clinica para tal. Se precisar estou à disposição ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar