8.18.2015

Toda a Verdade: o pé cresce na gravidez?

Era o que me diziam. Fui pesquisar, na altura, e há mesmo um estudo, publicado numa revista científica americana prestigiada, que o comprova. O pé pode aumentar em comprimento entre dois a 10 milímetros. Neguei-o com todas as minhas forças, não quis acreditar. "Como assim, o meu pé nr. 41, forma larga, ainda vai aumentar?!" "Mas aumenta e depois vai ao sítio, passados uns meses, como a barriga, não é?!" "Não?!" "E será que aumenta por cada gravidez?" 

Isto acontece porque o arco do pé (não sei se há por aí médicas podologistas com uma nomenclatura mais profissional) pode achatar.

Felizmente, pertenço às sortudas (30%) a quem o pé não cresceu. E, além disso, também nunca tive as pernas ou os pés inchados. Pronto, lá foi reposta alguma justiça. Já me bastou ter tido alcunhas e gozarem comigo na escola por causa do tamanho dos meus pés.


Vocês: aumentaram do vosso 36 para o 37 ou quê?



23 comentários:

  1. Eu também abençoada com um pé 41 (como se isso não bastasse) tive a tremenda sorte do pé crescer e/ou alargar. E apesar de só ter sido mãe há 4 meses, não aguardei mais e dei praticamente todo o calçado de Verão que tinha antes da gravidez, inclusivamente ténis. Não acredito em milagres a esse nível e ver os meus sapatinhos e sandalinhas deprimia-me. Já basta a roupa...

    ResponderEliminar
  2. Li no livro do Dr Ozono que na gravidez temos uma hormona responsável pelo crescimento do bebé, que como está dentro de nós, pode fazer com que partes do corpo aumentem :) ele tem uma explicação científico coisa, que eu agora não sei por de pé (muito a propósito a expressão!). Mas lembro-me que na altura que li achei engraçado! Eu também não passei do 38 para o 39 :) pensa positivo, os 41 são os tangos que sobram sempre nos saldos! Já o 38 (o tamanho do povo!) voa logo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr oz (raispartaocorretor!)

      Eliminar
    2. Aqui está a explicação:

      Dr Oz: Why Do Feet Grow During Pregnancy?
      Dr Oz’s next question came from The Bump, which is a great online resource for expectant women and first time moms. The lady wrote to Dr Oz and asked why her ankles and feet were so swollen during pregnancy, and now her son is already 8 months old but her feet are still much larger.
      Dr Oz: Relaxin Hormone
      Dr Oz said that during pregnancy, your body releases a hormone called the Relaxin Hormone. If you look at the anatomy of a foot, you will see that the bones in your foot are help together by ligaments and tendons. The Relaxin Hormone releases the ligaments and cause your feet to swell and change size. Dr Oz said that sometimes your feet will go back to their normal size after pregnancy, but other times they will stay stretched out and bigger. The good news is that Dr Oz said it is not a serious condition if your feet do not go back to their original size from before you got pregnant.

      Eliminar
  3. Aumentou sim e descobri da pior forma... Comecei a correr e passadas umas semanas os dedos grandes dos pés doíam-me muito. Tinha ficado com as unhas negras devido ao impacto dos dedos na ponta dos ténis. Como o pé aumentou de tamanho e normalmente quando se corre também dilata um pouco, pronto, fiquei com as unhas num lindo estado. Comprei uns ténis novos, dois números acima do usual - calçava 38 e comprei uns 40. Relativamente ao calçado normal, sinto diferença nos ténis e nas sabrihas que passaram a ser 39. Sandálias abertas nem por isso, felizmente! Ou teria de ter renovado todo o calçado de verão... Mas só senti isto um ano depois da minha filha nascer, o que não deixa de ser estranho. :)

    ResponderEliminar
  4. eu passei de um 38/39 para 40.. e nao.. passados 6 anos ainda n voltou ao normal.. :P

    ResponderEliminar
  5. Exactamente, do 36 passei para o 37! Lá se foi o calçado todo!

    ResponderEliminar
  6. Susana Marques12:01 da tarde

    Aguardo ansiosamente a gravidez, calço um 34/35 e é horrível encontrar sapatos para o meu pé.... Há quem seja gozado por ter um pé grande, há quem seja gozado por ter um pé pequeno. Vá-se lá perceber.... :D

    ResponderEliminar
  7. Eu calçava 39 antes da minha primeira gravidez, durante fui aos 42 por causa dos pés inchados claro, mas depois passei a calçar 40 (por vezes 41!) e já lá vão quase 8 anos continua na mesma :) depois da segunda gravidez não notei diferença nenhuma, inclusivé durante a gravidez e ainda bem senão ainda ia calçar 43 :P
    Juliana Costa

    ResponderEliminar
  8. Eu sou uma das felizardas dos 30%. Continuo a calçar o 36 mesmo depois de ter estado grávida 3 vezes. Já a minhã mãe não teve tanta sorte. Diz que de mim ficou a calcar o mesmo, mas depois com a gravidez do meu irmão passou a usar o número acima.

    ResponderEliminar
  9. Por aqui há passei do 38/39 para o 40. Isto há 11 anos na minha primeira gravidez. Desta vez já vou na 35ª semana e ainda não noto nada. Haja esperança ou então vou andar feliz pelos saldos visto que esses grandões sobram sempre :D

    ResponderEliminar
  10. Eu aumentei do 35 para o 36 e olha que só há coisa de um ano é que voltei a calçar o 35 de alguns modelos de calçado. (o meu filho mais velho faz 11 anos daqui a 4 meses)

    ResponderEliminar
  11. Eu também aumentei. Vários sapatos me deixaram de servir mas foram sobretudo as minhas sapatilhas de corrida que deixaram de poder palmilhar o alcatrão...

    ResponderEliminar
  12. sim, mas comigo foi pior: passei do 38 para o 38,5, ou seja, o 38 deixou de servir e o 39 "chinela". ando sempre à procura de meios números, que remédio!

    ResponderEliminar
  13. Da 1a do 38 p 39/40 e do segundo para 40/41 ��������
    Mafalda

    ResponderEliminar
  14. Já reparei algumas vezes que os temas do de mãe para mãe acabam por aqui pelo blog :) Posso saber quem são vocês lá no forum? :)

    ResponderEliminar
  15. O meu também cresceu do 37 para o 38/39, lá se foi a minha coleção de sapatos. :(
    Também não queria acreditar, mas é verdade! Os meus pés incharam imenso na gravidez, a partir das 12 semanas sempre tive os pés inchados.
    Acho que só voltaram à normalidade quase 2 meses do bebé nascer. :

    ResponderEliminar
  16. Da minha filha, que nunca me incharam os pés, aumentou do 37 para o 38. Agora que estou novamente grávida, com os pés super inchados (quase nenhum calçado me serve! Só as sandálias com fivelas para alargar), nem quero imaginar...

    ResponderEliminar
  17. Cresce mesmo 😪passei de 40(já era pequeno não era...) para 41😁😁

    ResponderEliminar
  18. Estou gravida de 38 semanas, os pes incham tem dias, mas mesmo nao estando inchados noto q alargaram imenso. Estou mt triste, os meus sapatinhos de cinderela ja nao me servem (largura).. espero q volte ao normal.

    ResponderEliminar
  19. O meu tbm aumentou do 41 para o 42. Já faz 5 anos e nada de voltar...

    ResponderEliminar
  20. eu na minha primeira gravidez usava 33 hj passsado 15 anos uso 34,,e agora estou na segunda gravidez usando 35 forma grande e acredito q nao voltarei aos 34 mais..

    ResponderEliminar