12.28.2015

Eu, costureira, me confesso.

E quando estamos grávidas em casa? 

Foi o que me aconteceu. Passei alguns meses em casa antes da Irene nascer. Não aconselho a toda a gente a trabalhar até ao final da gravidez, mas digo apenas que as últimas semanas até a Irene nascer e, estando em casa, foram uma tortura. O tempo passa demasiado devagar. Eu fiz contas a que ela pudesse nascer depois das 35 semanas (é quando é viável), mas lixei-me e fui até às 42 (ainda bem para mim e para ela, que eles devem nascer quando têm que nascer e não antes do médico ir de férias). 

Já não podia com o tédio de ficar em casa. Tinha a companhia do Frederico, ia às aulas de preparação para o parto no SFX, mas nem por isso os outros dias se tornavam fáceis para mim. Lavei e passei a roupa dela, fui preparando o ninho e tal, mas booooriiingg.


Pensei: porque não aproveitar este tempo livre para me dedicar a algo que sempre tive curiosidade? Pumbas. A minha avó era costureira e sempre admirei a capacidade de podermos criar coisas para nós, ao nosso gosto, apenas imaginando-as na nossa cabeça. 

Não é assim tão simples, mas foi muito divertido tentar. 

Comprei uma máquina de costura no Ikea, alguns tecidos e diverti-me a fazer sacos, estojos para canetas, um porta maquilhagem, capas para as toalhitas, tentei fazer uma tshirt (ahah, não)... E assim foram passando os dias... Diverti-me imenso, sinto que desenvolvi algumas capacidades motoras e cerebrais que estavam apodrecidas e o tempo foi passando. 

Sonhava com a Irene estar a fazer a sesta e eu fazer roupinhas para ela, mas a Joana Paixão Brás e eu fomos a um workshop quando elas tinham uns 4 meses (acho eu) e... foram umas 5 horas para fazer dois fofos ou lá como é que aquilo se chama. 

Não. 

É uma das ocupações que vos sugiro, grávidas que fiquem em casa por risco ou outro motivo qualquer. Eu adorei! 

Até onde foi o vosso desespero? Chegaram à costura? 

8 comentários:

  1. Eu aproveitei para costurar roupa para bonecas. Para a minha filha ainda não me atrevo mas já arranjei uma máquina de costura pequena, daquelas que se vendem a 50 euros , e no verão sou capaz de me colocar numas aventuras. Até lá fui treinando as brincadeiras com bonecas: http://www.vinilepurpurina.com/2015/12/28/tenho-mais-de-30-anos-e-ainda-brinco-com-bonecas/
    Por ironia, a minha filha gosta é de brincar com carrinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu fiquei 2 meses de baixa até a rapariga nascer, não me dediquei a nada em especial, li livros, e descancei muito! Mas concordo, as últimas semanas foram desesperantes e mega aborrecidas!

    ResponderEliminar
  3. Purpurina, a sério, será possível que comente tooooooddddoooooooooos os posts?? já sabemos que o seu blog nasceu graças a este mas a sério já raro o post que não comenta com um link qualquer para o seu blog. MENOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah muito bom,estou de acordo :D

      Eliminar
    2. já tinha pensado nisso... que falta de vidinha. é que se fosse só neste blog....

      Eliminar
    3. Ahahah tenho pensado exatamente o mesmo cada vez que leio os comentários..

      Eliminar
    4. Pensei q era a unica achar isso xD em todos os blogs

      Eliminar
  4. Eu estou grávida de 36 semana do terceiro filho e só quero que chegue o fim da semana e o fim do ano para finalmente parar. Estou exausta e a precisar de abrandar e de me preparar para a chegada da princesa cá a casa... E hoje também pensei dedicar-me à costura depois de me terem roubado 15 euros para fazer a bainha do cortinado dos meus filhos... daquelas a direito? Mesmo, mesmo básicas... Estou a pensar seriamente na máquina da costura. Não tenho é quem me ensine... Acho que vou ter de me desenrascar sozinha! Mas dei por mim a pensar que para bainhas e afins, com três filhos em casa, vai dar-me muito jeito ter uma máquina.

    ResponderEliminar