12.18.2015

Pus a cebola!

Já ouviram falar da história da cebola? De que, se cortarem uma cebola aos pedaços e a puserem no quarto deles que ajuda a que libertem a expectoração? 

Sim, pesquisei no Google por "cebola".
Acho que nunca fiz uma pesquisa tão imbecil. 


Ontem cheguei a esse desespero. A Irene está cheia de tosse... e piora imenso durante a noite. Durante o dia nem se ouve a respiração dela, mas à noite tem estado super aflita. Não sei se é de se enervar por estar mais entupida, se realmente fica com problemas em respirar. De qualquer das formas, fui mais veemente em mostrar a minha preocupação à pediatra e ela disse que sim, mais vale ser observada para, pelo menos, tirar a dúvida se tem falta de ar ou não.

Ainda para mais estou traumatizada com a pneumonia que a Isabelinha da Joana Paixão Brás apanhou no ano passado, precisamente nesta altura. Parecia tosse normal e, quando foram ver, já era caso para estar internada. Adoro a pediatra da Irene, mas sinto que tenho de ter sempre uma mini pulga atrás da orelha até porque eu posso não estar a "ver bem" as coisas e depois posso estar a comunicar-lhe mal ao telefone. 

A "minha" pediatra, perante o cenário que lhe descrevia (e depois da Irene ter sido vista nas urgências no sábado passado) disse que só tomaria "atitude" se ela se mantivesse febril. E que seria antibiótico. Não tem febre. Não tem febre, mas coração de mãe não aguenta ouvir aquela tosse toda durante a noite e a voz abafada a chamar por ela. Aflita. Tenho que poder fazer alguma coisa.

Sim, a cabeceira já está levantada. Sim tentei não ter os aquecedores tão quentes para não secar o ar. Sim, tenho-lhe posto soro. Tenho-lhe dado banho mais demorado e fechado a porta por causa dos vapores. Sim, dou-lhe muita maminha... mas e mais? 

Na primeira noite até se fartou de vomitar expectoração (ao menos assim ainda conseguia descansar mais umas horinhas de seguida por estar "limpa" a seguir) o que nos deixou de coração nas mãos. É o nosso primeiro filho, ainda não conseguimos relativizar estas situações. Parecem-nos sempre cenários dantescos. 

Bem, ontem lá foi a cebola, lembrada pela minha amiga Renata. Cortei-a em mil pedaços para ser ainda mais forte e pus lá no quarto. 


Se resultou? Por acaso acho que sim! Acho que moderou bastante a tosse. Viva à cebola.

Se, sempre que ela me chamava, parecia que estava a entrar numa panela de refogado? Sim. Se não planeava lavar o cabelo hoje e teve de ser para não cheirar a cantina da escola primária? Sim.

Estive a investigar e isto da cebola não funciona para todo o tipo de tosse. Só para aquela que não for infecciosa e, portanto, não acompanhada de febre. Fica a dica! 

Ah! E a sugestão! Não cortem em milhares de pedaços. Exagerei e por isso é que hoje, de manhã, quando acordamos o meu estômago pensava que era hora de almoçar graças ao cheiro. 

Já tinham experimentado isto da cebola? Não vos apetece cheirar a metropolitano? Compreendo.

47 comentários:

  1. Olá Joana ,

    A minha filha tem 17 meses e também esteve assim há 2 semanas e era só tosse e muita durante a noite. O que resolveu foi tirar roupa da cama ( percebi que estava muito quente ),nebulização,e transpulmina no peito e costas ela melhorou bastante. Tbm tentei a cebola e não notei grande diferença além do cheiro horrivel de manhã :(

    Tenta a nebulização, ajuda bastante!!

    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A transpulmina só é aconselhada a partir dos 36 meses... cuidado!!! Existe um da mustela que tb ajuda muito...

      Eliminar
    2. Hoje em dia a maioria dos médicos pediatras também não recomenda a nebulização. Dizem que em certos casos piora.... Ao dissolver a expectoração a mesma tende a ir para baixo (vias pulmonares) e não sai pela posição de deitada q a criança adota. Acho eu q é por isso. Mais vale o vapor do banho.
      Bem haja.

      Eliminar
    3. Ouvi dizer que o cloro que sai junto no vapor da água quente do banho
      é ruim pra saúde.

      Eliminar
    4. O cloro em forma de vapor na água do banho é ruim pra saúde

      Eliminar
  2. Desde que descobri este xarope: http://www.farmaciaemcasa.pt/index.php/suplementos-56061/grintuss-xarope-crianca-detail - Grintuss que não quero outra coisa. :)
    É um xarope natural e no meucaso (dos meus filhotes basta darduas atrês vezes é a melhoria é bastante significativa. Bjs as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa também nos rendemos ao GrinTuss... Faz maravilhas!

      Eliminar
    2. Por aqui tb já nos safou diversas vezes!!!

      Eliminar
    3. Margarida9:19 da tarde

      deram me grintuss quando estava super engripada gravida de 39 semanas e acreditem que para quem detesta mel é simplesmente horrível! mas pelo menos ajudou a curar. a versão criança também deve ter os mesmos resultados

      Eliminar
    4. A onde eu encontro esse xarope... Aqui em casa a cebola não resolveu e a tosse não para

      Eliminar
    5. Em farmácias existe o GrinTuss. se não tiverem podem encomendar.

      Eliminar
  3. Eu usei a cebola noites e noites seguidas, acho mesmo que resulta (só corto em 4). E embora digam que não faz bem, esfrego um bocadinho de vick vaporub e é remédio santo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção ao Vicks Vaporub. Tem mentol, que em crianças pequenas pode causar broncospasmo. Nunca usar antes dos 3 anos.

      Eliminar
    2. O Vicks Vaporub nunca deve ser colocado no peito. Pode fazer vapor com água quente e Vicks Vaporub e também pode ser colocado na sola dos pés - não esquecer que a sola dos pés tem todos os pontos de reflexologia do nosso corpo! - e depois calçar umas meias muito quentinhas, ajuda e muito a acalmar a tosse durante a noite...

      Eliminar
    3. sempre que meu filho (já grandinho) tinha tosse passava um pouco de vick na planta dos pés e ate hoje todos em casa fazemos isso .É maravilhoso a tosse corta em minutos.

      Eliminar
  4. Olha se funciona sou capaz de experimentar. O bem estar da minha filha sobrepõe-se grandemente à possibilidade de andar com estômago embrulhado graças ao "cheiro a metro em hora de ponta". :)

    ResponderEliminar
  5. Já usei algumas vezes, cortada em 4 e não resolve tudo mas acho que passa sempre melhor a noite. A nossa pediatra não é adepta de xaropes pelo que, quando têm tosse persistente, fazemos um puff na câmara expansora durante uma semana ou duas. Mas isto tem a ver com o historial do meu filho, que tem uma tendência asmática, outras crianças farão coisas diferentes.

    ResponderEliminar
  6. Sim já experimentei. Há duas semanas. No dia seguinte limpei o quarto todo e até mudei a cama... e só no fim me lembrei que aquele cheiro era da cebola :-p

    ResponderEliminar
  7. Sugestão de quem tem filha com historial de bronquite asmática: comprar a máquina de vapores e fazer com soro (nunca com água), fazendo em seguida um bocadinho de ginástica respiratória (ver net e fazer com calma) e pôr soro no fim.

    ResponderEliminar
  8. Resulta sim faço o mesmo e ela já tem 6 !! Meto um pouco de vick nas plantas dos pés(na planta dos pés pois é onde esta os nervos para todo o nosso corpo andei a investigar jeje) e esfrego bem e depois a cebola até agora sempre ajuda :)

    ResponderEliminar
  9. Ola Joana :) tenho uma princesa com 3anos que de vez enquando tambem fica com essa tosse. Ja tentei varias vezes o "truque" da cebola (mas so coloco metade) e tem ajudado bastante. O que tambem costumo fazer é: colocar um tacho com agua ferver e juntar folhinhas eucalipto... Coloco no chao...do lado onde a Mariana dorme e acredita que passa muito melhor a noite acorda ainda melhor ;)
    Beijinho e as melhoras
    Carmen

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,
    já ouviu falar em fisioterapia respiratória? Não sei se se aplica ao caso da Irene, mas pelo pouco que sei, esta especialidade ajuda os bebés a eliminar as secreções através de alguns posicionamentos específicos. As melhoras!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, cinesioterapia. Ajuda imenso! Tb foi recomendada pelo nosso pediatra e, ele mesmo, acredita que a cebola melhora aqueles 20 a 30% de tosse, necessários a que os bebés durmam melhor! E resulta! Neste momento tenho a cebola ao lado do mais velho a ver se não evolui :)
      As melhoras!

      Eliminar
  11. Eu tb já experimentei e acho que resulta.

    ResponderEliminar
  12. Minha Bela de 16 meses teve tosse carregada mas sem febre, fiz um xarope caseiro com a orientção de uma nutricionista que me disse serve p todas as idades:
    1 abacaxi descascado e picadinho
    1/2 vidro de mel (mais ou menos 250ml)
    1 pedaço de gengibre (mais ou menos do tamanho do seu dedão), descascado e picado.
    Modo de preparo
    Depois de picado o abacaxi e o gengibre, passe todos os ingredientes pelo amassador de batata para deixar bem amassadinho. Se você tiver pilão, pode usá-lo também. O importante é amassá-los misturando bem e aproveitando todo o sumo. Coloque a mistura em um vidro ou pote e deixe na geladeira por 3 dias, assim fica bem “curtido”. Depois dos 3 dias, manter na geladeira e ele dura

    Dosagem: 1 colher de sopa, 2 vezes ao dia.

    Indicação: Acima de 1 ano e para crianças que não tem alergia a nenhum ingrediente.
    Funcionou bem aki em casa, a tosse acabou em 4 dias.

    ResponderEliminar
  13. Água – responsável número 1 pela nossa hidratação e nos mantermos hidratados SEMPRE, principalmente com este tempo seco é mais do que fundamental.

    Óleo de coco – super antifúngico e bactericida, ajuda na defesa do organismo e por ser óleo , ajuda na hidratação da mucosa da laringe, evitando os vírus e bactérias se instalem.
    Mel (a partir de 1 ano de vida) – hidratação da mucosa, rico em vitaminas e minerais, ajuda no sistema imunológico.

    Maçã – ajuda a tratar a irritação na mucosa da laringe, dificulta os vírus e bactérias de se instalarem na laringe

    ResponderEliminar
  14. Nunca se devem dar xaropes para a tosse e tomar medidas que a impessam, uma vez que a tosse e um mecanismo de defesa do organismo, que permite a libertação de microorganismos que se poderiam acumular no pulmão e dar origem a infecções, por isso se a tosse for produtiva e eficaz e deixá-los tossir, porque ao contrário do que se possa pensar e benéfico

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!

    Eu corto a cebola ao meio e já está!
    Resulta com a mãe e com a filha :)

    ResponderEliminar
  16. Olá boa tarde.
    Aqui em casa somos adeptos da cebola. Temos dois filhos de 4 e 2 anos que infelizmente tossem c mta frequência. Qdo já não sabêmos o que fazer para os ajudar, a cebola entra em campo. Até o meu marido já pergunta se pus a cebola no quarto. A verdade é que ajuda. Super adepta. As melhoras.

    ResponderEliminar
  17. Quando minha filha está com o nariz congestionado uso cebola.
    Corto em pequeno pedaços e boto no berço para ela respirar enquanto dorme.
    Melhora em no máximo 15 minutos.
    Fico sempre olhando com medo dela comer a cebola.
    Depois de 15 minutos tiro do berço e deixo no quarto.
    Excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos dias pode ser usada a cebola p ser jogada fora?

      Eliminar
  18. Com a cebola cortada minha pequena parou de tossir em 15 minutos.

    ResponderEliminar
  19. Selia Castanheira9:10 da tarde

    Neste momento a minha filha tem a cebola na cabeceira. Mas ela tem tido febro mas nada alto. Será que não vai resultar?

    ResponderEliminar
  20. Excelente essa ideia dá cebola, meu filho está com 1 ano e 1 mês, estava a tossir dura te todo dia e fazendo muito vômito devido a tossir, com suktei por aqui agora a pouco, e acreditem com menos de 5 minutos a tosse sumiu, coloquei do lado dele é em seguida que a tosse sumiu deixei no quarto um pouco afastado do berço, até parecia mentira, mas foi ótimo.

    ResponderEliminar
  21. VOU EXPRIMENTAR

    ResponderEliminar
  22. Acham que resulta no caso de adenóides? Tem passado as noites a tossir 😓. Fico com um aperto tão grande 😕. Dorme com a boca aberta, tem o nariz congestionado (julgo ser das adenóides que são muito grandes). Tem 34 meses a minha pequenina e dói-me a alma, o coração, sei lá... quando tosse e quando se desespera porque quer dormir. Acham que a cebola resulta? Muita saúde para todos! Bem hajam! Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Meu filho tem 2 anos apresenta muita tosse o medico disse que ele ests com bronquite passou antibiotico xarope e um anti alergico inalacao com soro de 6 em 6 horas . Comentei com uma amiga ela disse o truque da cebola . Ja coloquei na caminha dele espero ver resultados e tenho fe que verei . Ele nao ta tossindo muito a noite mais de manha da aquela crise. Mamaes uma dica nariz congestionado a pediatra do meu filho me disse para lavar todos os dias a noite com soro fisiologico e tb da tudo certo . No caso do meu filho eu comprei aquelas bombinhas de tirar caquinha ad 5 ml e ele faz tipo um jato quando vc aperta sai toda a sujeira . Uso 5 ml em casa narina . E eles acham super desconfortavel mais melhora muito bjus

    ResponderEliminar
  24. Bom Dia ! Gostaria de saber qdo usar a cebola ,é só para uma noite e depois jogar fora ,fazer nova no outro dia ,obrigada

    ResponderEliminar
  25. Posso usar a mesma cebola q usei no outro dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NUNCA usar a cebola que esteve aberta toda a noite, porque a cebola absorve tudo o que não presta! De manhã, deitar logo para o lixo! Aliás é por essa razão, que NUNCA se deve guardar cebola descascada no frigorífico para depois ser usada na cozinha! E por favor não coloquem a cebola no berço da criança. Coloquem na mesa de cabeceira ou cómoda!

      Eliminar
  26. Para min funcionou muito, acredito que meu problema foi PPR causa de fungos na casa. Achei o vídeo fale, mas a idéia da cebola cortada no ambiente foi bacana então fiz e deu certo.

    ResponderEliminar
  27. Aqui em casa uso sempre a cebola, tanto no berço quanto dentro da meia no pe pra febre baixar,por aqui funciona bem

    ResponderEliminar
  28. revejp-me tanto no que descreveu... depois de 5 dias a aerius sem efeitos lembraram-me da cebola... pu-la aqui ao pé de nós e ainda não tossiu... ja la vão umas horas... abençoadinho "cheirete"!

    ResponderEliminar
  29. Estou aqui está hora 5:15 da manhã com meu filho de 8 anos deu uma crise de bronquite tosse alérgica meu deus tadinho da uma pena né gente fiz mobilização daí lembrei vou fazer o teste da cebola no pé né passei um vik nós pé e pus a cebola no pé e na cabeceira da dele Glória a deus ele não tá mais atacado da tosse muito bom mesmo a cebola primeira ver que fiz e aprovei 👏👐😍

    ResponderEliminar
  30. Gente cuidado com essa dica da cebola eu fiz para o meu filho de 7 anos que está com tosse a mais de uma semana está tomando antibiótico, ele tem asma e eu por desespero de ver ele assim fui procurar uma receita caseira, fiz passado uns 2 minutos o meu outro filho começou a reclamar de nariz entupido e falta de ar, eu tirei na hora abrir todas as janelas e portas, aí fui pesquisar sobre a receita achei uma reportagem do hoje em dia onde uma criança quase morre com essa dica da cebola foi parar na uti, fiquei desesperada eu podia ter matado meu filho com isso, logo eu que a 5 anos atrás perdir um filho recém nascido com problemas respiratórios, eu não aguentaria passar por isso novamente, cuidado com essas dicas.

    ResponderEliminar
  31. Eu tive fazendo algumas observações em relação a famosa "cebola".
    Não sei se é coisa da minha cabeça mais de qualquer forma aqui em casa super dar certo e gostaria de compartilhar.
    Manter o ambiente sempre limpo dá super certo isso é fato.
    Hidratar a criança com água o tempo todo super dá certo. Até pq cada criança é unica muitos ñ pedem água nos como responsável é que temos que oferecer.
    É o caso daqui de casa ele não pedi muito nos q oferecemos.
    Mais voltando o caso da cebola aqui em casa durante o dia quando ele tosse demais pego um pequeno recipiente coloco água e uma ou duas rodelas de cebola deixo próximo ao ventilador super dá certo e ele dorme bem durante à tarde após o almoço. O soningo da tarde concluída com sucesso.
    Agora durante à noite que a tosse persiste ñ uso a vasilha com água e a rodela de cebola pq pareci q faz é piorar mais ainda a tosse.
    Então nesse caso uso apenas uma bacia com água apenas isso para umidificar o ar coloco próximo ao ventilador.
    Foi isso q percebi que acontece aqui em casa.
    Além disso é também correto afirmar que lavar o nariz com soro fisiológico várias vzs ajuda e muito e tbm limpar as narinas com contonete umidificado tbm.
    Aqui super dá certo tem várias outras dicas tbm mais tem que procurar saber si a informação é verdadeiramente verdadeira.
    Ah! Lembrando que muita oração e água ungida com oração tbm ajudar... kkkkkķ

    ResponderEliminar
  32. Já fiz uso da cebola meu filho teve crises de bronquite não é comprovado mais acredito que ajuda muito , faço uso tbm quando tenho resfriado agora mesmo tem duas aqui na cabeceira

    ResponderEliminar