12.13.2015

Também tiveram este sentimento de culpa?

Esta gravidez está a ser muito diferente da primeira. Enjoos, praticamente nem vê-los (só uma leve indisposição quando estou demasiado tempo sem comer - sim, sim, às vezes esqueço-me e deixo passar bem mais do que as 3 horas...).

Na primeira gravidez, tive enjoos entre o segundo e o quarto mês, todos os dias. Daqueles de ir a correr corredores no trabalho tipo Speedy Gonzalez para ir vomitar à casa de banho ou ao caixote do lixo mais próximo. Nem os Nausefes me safavam. 
Desta vez, tirando o sono e o cansaço, não tenho dado pela gravidez. Os dias passam depressa e quem já tem um filho sabe que não sobra assim tanto tempo para mais nada. 

Na primeira gravidez, fiz um diário (que às vezes era mais semanário) bastante completo. Desta vez, não me arrisco a começá-lo se já sei que não vou chegar nem a meio. 

Já ando mesmo a ver que aquela história do segundo filho não ter direito a fotografias e a registos é mesmo verdade! Já me questionei se não se iria sentir menorizado... e já senti um sentimentozito de culpa por não estar a dar a mesma atenção a esta gravidez. 


É assim com todas? Ou viveram as gravidezes de forma igualmente intensa e dedicada? Ou isto é só a fase inicial e quando começar a ver a barrigona e a senti-lo(a) vai ser tudo diferente? 


 ---------------

Escrevi este texto há um mês, para não me esquecer. Muita coisa mudou entretanto (não foi assim tanta). Vomitei depois de meter gasóleo, não aguentei aquele cheiro. Já tive alguns enjoos. Já perdi quatro kgs, porque ando sem grande apetite e o stress e trabalho não têm ajudado. Já sinto mesmo que estou grávida (não só nas mamas, enooooormes hehhe). Já sinto o bebé. Já o sinto como meu filho. Já o vi nas ecografias, tão querido, a mexer-se imenso e ouvir o coração é das coisas mais enternecedoras de sempre. Já o amo, muito.

7 comentários:

  1. Joana, eu tenho um menino que fez ontem dois aninhos e estou grávida de 16 semanas (não sei com quantas estás - permite-me tratar-te por tu porque somos da mesma idade e temos filhos com idades idênticas! - e ainda ontem dizia à minha mãe que me sentia culpada por muitas vezes me esquecer que estou grávida. Tenho barriga grande e mamocas a fazer pandan mas com outro pequenino tão cheio de energia ando sempre numa correria e sinto-me culpada. Também não comprei sequer o diário da gravidez e do Dinis comprei mal fiz xixi no pauzinho. Quando o senti a primeira vez tive logo a certeza que era ele, agora acho q não é o bebé, que estou tolinha e que são gases.
    Não quero ser má mãe para a Matilde (o sexo ainda espera 100% de confirmação mas eu tenho um feeling!!) e tenho um sentimento de culpa gigante

    ResponderEliminar
  2. Eu tinha esse sentimento. A Luisa fez 2 anos e 5 dias depois nasceu a Filipa. Mas depois de nascer e ao contrário, o bebe exige tanto que tive medo de não dar atenção a mais velha. Agora 2meses depois, as coisas estão mais equilibradas e há tempo para tudo.

    ResponderEliminar
  3. Sentimento de culpa não chega a ser bem, mas às vezes tb penso que deveria fazer igual ao que fiz da 1ª gravidez. Por exemplo na 1ª gravidez, digitalizei todas as imagens de ecografias que eu tinha, desta vez nem uma imagem digitalizada. Na 1ª gravidez, fazia registo fotografico semanal da evolução da barriga, desta vez não. Mas em compensação tb faço outras coisas que nao fiz da 1ª vez porque acho que será a minha 2ª e ultima gravidez, pelo que acredito que se houver um balanço mais ou menos equilibrado, nao deve haver problema. Até porque mesmo com o 1º filho, a partir dos 2/3 anos, as fotos começam a reduzir em quantidade, os albuns ja nao sao actualizados com tanta frequencia, etc. Vai passando o efeito novidade :)

    ResponderEliminar
  4. As gravidezes são diferentes, nós somos diferentes, mas o amor é o mesmo... Agora o tempo que temos para ficarmos focadas na gravidez não se compara com a segunda e com a terceira... Mas são experiências diferentes e as segundas e terceiras têm a magia de haver um mano ou uma mana a dar beijinhos na barriga ou a tentar enfiar-nos uma chucha pela barriga... partilho um post que escrevi já há uns mesitos sobre as diferentes gravidezes, estava eu nem a meio da terceira... http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2015/08/diario-de-uma-gravida38.html
    Um beijinho e tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
  5. O meu segundo filho nasceu ontem, é o António :) 3 dias depois do mano João ter feito os 2 anos. Na primeira gravidez fiz registo fotográfico todas as semanas, fiz diário de gravidez e sessão de grávida. Pois desta vez em vez de registo de todas as semanas de gravidez, deve ter de umas 15 semanas ao todo, se tanto! Diário também fiz mas o que comprei na gravidez era muito mais completo e este segundo uma treta, mas preenchi tudo o mais que pude. Sessão de grávida também fizemos. Tentei ao máximo fazer as mesmas coisas da primeira gravidez, mas de facto é impossível. Não é má vontade, é mesmo falta de tempo e o ter um bebé em casa para cuidar. A gravidez passa a voar e nas últimas semanas só queremos que o bebé nasça para que possamos finalmente não parecer uma bola com pernas e tentar dormir decentemente!

    O que não quero mesmo falhar é o registo fotográfico semanal que fiz com o João e tenciono repetir com o mano bebe.

    ResponderEliminar
  6. Sabes que te entendo bem... da primeira ha dez anos tenho tudo escrito... desta ... eh pa ate me mete confusao nao tenho nada e sei que me vou arrepender tanto

    ResponderEliminar
  7. guilty! nem a gravidez está a ser igual... enjoos, hormonas descontroladas e imensas borbulhas... nem nada está a ser igual! a esta altura (a entrar nas 18) já tinha milhentas fotos. agora contam-se pelos dedos da mão... sinto-me culpada, às vx até me esqueço que estou grávida... e também muito preocupada com a reação da Bomboca à chegada do mano! :/ a culpa também é da roda viva em que nos movemos! o médico já alertou para o peso "toca a engordar" mas como abrandar o ritmo com uma bebé em casa? OMG agora já está e para a frente é que é caminho. bjs

    ResponderEliminar