12.22.2015

Vão-se lixar!

Expliquem-me: qual é o problema? 


Há leitoras que ficam algo enervadas ou se sentem traídas quando vêem publicidade dos seus blogues. 

Não percebo.

Percebo sim quando é feita publicidade de forma enganosa, quando se mente, quando são de produtos que não valem a pena...

Eu adoro escrever para vocês (e para mim também, confesso). Não adorariam também que nós retirássemos algo mais disto? Damos o nosso coração, o nosso tempo, a nossa criatividade... e recebemos o vosso amor, mas qual o mal de receber dinheiro? Nós levamos o blog a sério. Temos de fazê-lo sempre pro-bono? Senão deixamos de ser um blog do qual vocês gostam? Se tivessem oportunidade, não aceitariam, dentro de alguns princípios? 

Acho que o importante é haver bom senso, estrutura, os tais princípios e não querer enganar ninguém. Não o faremos. Uma das condições é que nos identifiquemos com o produto (já rejeitamos, por exemplo, publicidades a produtos que põem em causa o sucesso da amamentação) e outra é que o consigamos incluir de uma maneira gira e "ao nosso jeito" no blog. 

Qual é o mal? 

Por que é que às vezes sinto que se deve ter vergonha de fazer publicidade? 
O que acham vocês? 

Podem sempre dar sugestões para se sentirem menos... coiso. ;)

17 comentários:

  1. Caga nisso e mete ao peito !
    Isso é gente com falta de conversa e invejosa!

    Bjs e continuem

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Eu nesta comento. Como leitora, percebo perfeitamente que queiram tirar rendimentos do blog, é justo, sem dúvida. O que acontece é que, do lado de quem lê, começa a haver uma grande saturação. Imagina uma pessoa que lê "n" blogues e no mesmo dia lê 5 posts de mães a dizer como a neo-sinefrina é óptima e ajuda imenso os miúdos. Não digo que não seja, não digo que não seja legítimo fazer publicidade. É só que cansa, no mesmo dia, ler não sei quantos posts sobre a mesma coisa. E mais, começamos a ler, parece que vem um post normal, e a meio percebemos que é publicidade. Não sei explicar, desculpa por isso, mas a verdade é que nesse post da neo-sinefrina até eu suspirei um "oh até aquiiii???" nunca tinha ouvido falar da neo-sinefrina e ultimamente apareceu em tudo que é blog. Claro que percebo as marcas, descobriram uma ferramenta importante para publicidade, mas no meu caso, já deito neo-sinefrina pelos olhos. Gosto muito do vosso blog, quero que tenham sucesso e que tirem rendimentos dele porque merecem, mesmo. Só estou a dar o meu ponto de vista, de quem lê. Na verdade preferia que o post no início tivesse logo o disclaimer "post escrito em parceria com x". E só mais uma coisa. O vosso blog não é de longe um blog cheio de publicidade. Mas há alguns que post sim post sim são publicidade. Blogs que já vêm de há muitos anos e que agora de repente é só disso. Cansa, acredita.

    Pronto, a minha opinião é esta. Continuem o excelente trabalho que fazem, eu adoro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho exatamente a mesma opinião. Não me chateia a publicidade nos blogs, mas chateia-me que a publicidade seja sempre a mesma em todos os blogs. Como aconteceu por exemplo com o brunch do museu do oriente. A 1ª vez que li num blog pensei: olha que bom para experimentei. Depois vim numa data de blogs e chateei-me lol (mas se calhar sou eu que leio muito blog). :)

      Eliminar
    2. Tenho a mesma opinião mas independentemente disso achei muito feio o título deste post, devia ter mais respeito pelas suas leitoras.

      Eliminar
  3. Eu vou ser sincera, eu gosto do vosso blog por isso mesmo, por falta de publicidade (ou excesso dela). Se eu quiser ler esse género de blogs, vou às Carlotas desta vida.

    Olhem para o exemplo da coco na fralda, de há uns tempos para cá é só publicidade... E eu que adorava o blog, acho que perdeu a piada toda.

    Compreendo que queiram ter lucros com o blog, mas como leitora não consigo gostar desse tipo de conteúdos.

    Um beijinho,
    Filipa

    ResponderEliminar
  4. Por favor, não se metam nisso!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o comentário da Margarida, sinto exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar
  6. O problema é só esse, o de ver N posts nos blogs do costume todos c o mesmo conteúdo, nos mesmos dias, e alguns a tentar dissimular que é publicitário, como se fossemos estúpidas. A Mariana do "Aos Pares", por exemplo, muito raramente identifica o que é publicitário (que é só quase tudo), está mesmo a pedir que alguém ranhoso a denuncie. E, como ela, há outras. Felizmente, aqui no vosso é QB mas, como já foi dito, preferia que identificassem a parceria logo no título (que assim já nem abríamos os posts - claro que não vos convém que não abramos, mas é MUITO, muito saturante mesmo), mesmo que fosse com o dito asterisco.

    Acho contraproducente isto das publicidades nos blogs, pq da maneira como é feito, eu, pessoalmente, fico tão enjoada dos produtos/marcas em questão que nem era capaz de os comprar.

    ResponderEliminar
  7. A mim também me aborrece o excesso de publicidade nos blogs mas este, sem dúvida, é bem equilibrado.
    Existem blogs que deixei de ler porque metade dos posts é publicidade e os conteúdos cada vez menos genuínos. Nesses existe uma diferença gigantesca entre o que eram antes e depois da publicidade. Aqui não sinto isso.
    Por outro lado, colocar a publicidade em vários blogs para o mesmo público ao mesmo tempo é muito mal jogado pelo marketing das empresas. Isso vai, inevitavelmente saturar as pessoas. Falo por mim que deixo automaticamente de ler e nem quero saber do produto.
    Mas claro que devem ganhar dinheiro com o blog, isso é totalmente legitimo e desejável. A mim faz-me é um bocado de impressão anúncios a medicamentos... sei lá. Paranóias.

    ResponderEliminar
  8. Acho justíssimo que ganhem qualquer coisa com o Blog. Afinal, porque não ganhar dinheiro a fazer inquérito se gosta? Existe publicidade noutros Blogs... E então?! Que culpa têm vocês que a malta leia o vosso Blog e mais uns quantos?!
    Se fizer sentido, talvez possam, como sugeriram acima, escrever logo no início que o post foi escrito em parceria com X.
    Que façam triagem, também estou de acordo, porque vocês acabam por ser uma espécie de modelo para muitas mães.
    Continuem do vosso jeito :)

    ResponderEliminar
  9. Só quem tem um blog (eu tenho há 8 anos!) sabe o trabalho que dão. Por muito amor, carinho e dedicação que dediquemos, o tempo gasto para manter um blog de qualidade é quase um emprego em part-time. Não me choca minimamente usufruir de algum benefício desse tempo gasto e dedicado ao blog. No meu caso, tenho um blog de culinária e disponibilizo há OITO anos receitas gratuitamente a todos os que me lêem. Pergunto então porque se chocam se de alguma forma eu possa tirar algum proveito disso. Claro está que o bom senso deve imperar, há parcerias que rejeito porque nada têm a ver com a temática do blog, e mesmo a maior parte das parcerias propostas apenas as divulgo na página do Facebook e não em post no blog. Compreendo que infelizmente há autores de blogs que usam e abusam das publicidades, mas como em tudo na vida equilíbrio é necessário. Inclusivamente dos leitores a quem dedicamos o nosso trabalho, o equilíbrio na percepção correcta desse assunto.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho um blog, o www.ccstylebook.com, (visitem! visitem!) e já tive convites de algumas marcas para fazer publicidade e fiz. Eu gosto muito de escrever, aliás, escrever é a essência da minha profissão, (sou jornalista), mas também preciso de dinheiro para sobreviver, (e vocês sabem muito bem que ninguém quer pagar a quem escolheu viver da escrita, pelo menos, eu não tenho tido essa sorte profissionalmente). Apesar disso,também já rejeitei pedidos de algumas marcas por entender que não tinham nada haver comigo, nem com aquilo que é o blogue. Infelizmente, muita gente pensa que ter um blog hoje em dia é uma fonte de rendimento e atiram-se às feras da maneira que podem. São opções e, nós, leitores somos livres para ler aquilo que quisermos. Se eu gosto de ler 3 posts por dia de 3 marcas diferentes que porventura a blogguer nem as usa e nem as experimentou? Claro que não. Mas essa selecção depende de cada um. Beijinhos e continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Não me incomoda o facto de fazerem publicidade no blog, desde que não seja sobre a mesma marca que já está publicitada em n blogs nesse dia. Irrita um pouco ia ao Blog A, B,C e D e falarem todos da Odisseias, ou das pastilhas SUN, ou da Neo-Sinefrina, ou da Dodot, etc. Tudo no mesmo dia quando as leitoras são as mesmas que seguem diferentes blogs femininos/de maternidade. Evitando isso, acho legitimo e normal fazerem publicidade, fazem muito bem!

    ResponderEliminar
  12. No geral não me incomoda nada, acho que medicação devia de ser proibido. Também penso nos profissionais de saúde que travam uma luta diária contra o açúcar que se dá às crianças e depois vem os blogs a dizer que todos os dias os meninos levam um suminho (cheio de açúcar) para o lanche. Quanto ao falarem todos sobre o mesmo produto, ainda bem que o fazem porque assim não restam dúvidas a ninguém de que é publicidade.

    ResponderEliminar
  13. Eu ás vezes rio-me sozinha do ridículo da coisa, no mesmo dia todos os meninos e meninas dos respectivos blogs passaram muito mal a noite, tiveram os mesmos sintomas, e ficaram muito melhores depois de usar Neo-Sinefrina. Mas que falta de imaginação hahaha

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que é preferível publicidade explícita do que posts publicitários. Os posts pagos soam a falso e a tendência é deixarmos de acreditar!
    Também concordo que a medicação não deva ser abordada dessa forma.

    ResponderEliminar