12.23.2015

Vocês apalpam-se?

O verbo pode não ser esse, tanto dá. Não é, eu sei. Queria só chamar a vossa atenção. Costumamos por estas preocupações de parte até acontecer a alguém que conhecemos ou até nos dar uma paranóia qualquer por algum motivo. 

No meu caso, várias mulheres da minha família tiveram cancro e não posso mesmo relaxar. Confesso que não costumo fazer a a palpação dos seios porque... deve ser porque não me apetece lidar com isso. Não sei bem explicar. Às vezes até me lembro quando estou no banho, mas algo me impede de o fazer. Não sei.

Recentemente uma grande, grande amiga minha foi diagnosticada com cancro da mama nível IV. Lembrei-me que não posso andar a brincar. Amamento a Irene há quase 2 anos e sei que isso reduz o risco, mas nada compensa só descobrir demasiado tarde. Quando é o tarde se não estamos atentas? 

Fui fazer os exames. Não custou nada. Fiz uma ecografia mamária e tudo impecável. E vocês? Têm dado atenção às vossas mamas? Não brinquem com isto. Fazem a palpação no banho?


De notar a minha pontualidade ali na hora, sff. Tau!

Quem fique preocupada com a minha amiga, está a correr tudo pelo melhor. Já regrediu 50%, o tumor e ela está muito optimista. 

4 comentários:

  1. Sim, todos os meses. E faço ecografias mamárias todos os anos. :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que é rarissimo ter atenção a isso. E também tenho casos na familia... Enfim, sou uma desnaturada, como todos os anos vou à médica para saber se está tudo bem, e ela faz sempre a palpação... n me vou preocupando muito. Também já fiz exames este ano e estava tudo ok.

    ResponderEliminar
  3. Não faço a palpação mas faço ecografias anuais para ver se há novos desenvolvimentos aos nódulos que tenho.
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Faço-o muitas vezes porque sou hipocondríaca. pelo mesmo motivo, tento relaxar um pouco porque já fui ao médico umas duas vezes sem razão nenhuma. Mas, pelo menos uma vez por mês, apalpo-me bastante.

    ResponderEliminar