1.10.2016

E quando querem ser eles a vestir-se?


Adoro. Adoro ter já uma menina em casa. A formar a sua personalidade. (A sua, dela, não a sua, cara leitora hehe)
Gosto que, salvo algumas excepções, seja ela a escolher. Ao que vamos brincar, o que vai vestir, que bonecos quer levar a passear. Dou-lhe três opções, oriento-a mais ou menos (tem um leque de escolha enorme, por isso ajudo-a), mas fico feliz ao ver a carinha dela entusiasmada por ter voz. Sei que se eu quisesse, conseguiria manipula-la, mas para quê? Neste caso, as escolhas dela não implicavam nenhuma consequência negativa para ela (não ia apanhar frio, nem correr riscos com as galochas...), por isso vamos lá.

- Isabel, saia ou calças? 
- Xaia.
- Esta?
(Anuiu)
- Isabel, podem ser estes sapatos, ficam aí giros?
- Não, "etes". 

Eram umas galochas, amarelas. Íamos à festa de anos da prima Sofia e quando temos festas gosto que ela vá mais arranjadinha. Vaidosa, eu. :) mas pensei "e porque não as galochas?" Lá andou ela toda vaidosa a mostrar a saia e as galochas à família. 
Pelo sim, pelo não levei também uns sapatos, não fosse ela ficar desconfortável tantas horas. A verdade é que umas horas depois já estava "patos", "pés", pedindo para tirar. Fiz bem em levar a outra opção. 


E desse lado, já têm filhos opinadores? Já foram de capa de super homem e tutus para a creche? :) a partir de que idade foi difícil vestirem-lhes o que vocês queriam?

9 comentários:

  1. Cátia Ribeiro10:13 da manhã

    O meu só lá para os 3 anos. Até lá levava-o na boa, conseguia-o convencer, sem dramas, mas não vejo problema nenhum em eles vestirem o que querem: são roupas!

    ResponderEliminar
  2. Meu menino nunca exige nada por aí além, tb faço cm a Joana e ofereço 2/3 opções dentro daquilo q pretendo q ele vista, às vezes escolhe, outras nem ta p aí virado... Agora tenho uma Isabel de 7 semanas q tb n faz mts exigências �� a ver cm será no futuro...

    ResponderEliminar
  3. A minha filha tem 21 meses e não se preocupa (ainda) muito com a roupa.
    Curiosamente, com os sapatos não é bem assim. Adora sapatos e laços e aí já tenta escolher. Confesso que nunca lhe dei essa hipóteses mas, depois de ler esta publicação, sou bem capaz de mudar de atitude. :)

    ResponderEliminar
  4. O meu (25 meses) veste bem o que eu decido, raramente há drama na parte da roupa. Adora vestir camisas da sacoor (tem 2/3) porque tem o cão bordado, fica todo contente. O calçado é que já é mais opinativo... Gosta de escolher :)

    ResponderEliminar
  5. O meu (25 meses) veste bem o que eu decido, raramente há drama na parte da roupa. Adora vestir camisas da sacoor (tem 2/3) porque tem o cão bordado, fica todo contente. O calçado é que já é mais opinativo... Gosta de escolher :)

    ResponderEliminar
  6. normalmente, chateia me c as camisolas e c os sapatos tb, há dias q não me chateio mt, o problema é qdo o tempo já ta contadinho. mas vou dando as alternativas pelas bonecadas q as blusas tem p a tentar convencer.lol! e as x confesso q so lhe mostro as q quero q vista. hehe!

    ResponderEliminar
  7. A Eduarda já escolhe a roupa dela. Costumo fazer como tu, dou-lhe duas ou três opções de outfit (mas mostro completo, não vá ela querer misturas riscas com estampados, eheh) e ela escolhe o que gosta mais.
    No início chegámos a mostrar as mesmas opções duas ou três vezes, baralhadas, para ver se era mesmo com intenção e, como ela escolhia sempre a mesma, percebemos que já tinha mesmo opinião formada.
    Quanto aos sapatos e laçarotes, é mesmo "gaja", é perdida por eles! Até chora na hora de tirar (principalmente os sapatos)... mas ainda aceita sem refilar os que lhe colocamos.

    ResponderEliminar
  8. Na roupa nunca se "meteu", já nos sapatos...
    Quer por quer levar os que pior ficam no figurino... Isto preocupa-me, irá ter a minha filha alguma dificuldade em aperaltar-se no futuro?! :-D

    ResponderEliminar
  9. Sou mãe de um menino que vai fazer 4 anos em março, e que há algum tempo já quer escolher a roupa que vai vestir. A "mania" de agora são as calças de ganga, sendo que há uns 6 meses eram calças "fofinhas" que queria vestir. à exceção de galochas, só quer calçar ténis.
    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!

    ResponderEliminar