segunda-feira, 18 de abril de 2016

Nunca mais...

Já todas sabemos que "o tempo passa muito rápido" e é verdade que sim. Do nada passamos a ter mini-pessoas lá em casa que já dão opiniões, já fazem perguntas, já dizem o que querem e quando e quem é que querem que os ajude... 

A Irene, além de ter ficado mais alta nos últimos dias - reparamos nisso porque já não passa debaixo da porta do frigorífico sem bater lá com a testa ('tadinha), porque já não cabe nos pijamas até aos 24 meses e porque os avós disseram - também anda a construir frases cada vez mais complexas. No outro dia, quando a levava à aula de de música, fez conversa comigo. Se sempre foi uma boa companhia, agora - mesmo apesar das birras - é fabulosa. Estou cada vez mais apaixonada, nota-se muito? 

Apesar de todo este grande desenvolvimento intelectual e físico, há uma coisa que continua a não acontecer e que me dá cabo da... ia dizer da cabeça, mas não. Dá-me mas é cabo da conta. 

QUANDO É QUE ELES SE PASSAM A TAPAR? 




Farta de a ter de vestir com pijama polar e ainda mais umas coisas por baixo e ligar o aquecimento no quarto dela a noite toda. Sei que me vão falar dos lençóis sacos-cama, já sei (obrigada pelas sugestões). O problema é que a miúda se sente presa e começa aos pontapés super enervada como se uma pessoa estúpida lhe tivesse pegado ao colo. 

Sonho com o dia em que ela me diga: "Mãe, tapa-me com o edredão para eu ficar mais quentinha, 'tá bem? Olha, não te vás embora, diz-me só qual é o teu IBAN que, quando eu for mais crescida, vou dar-te todos os meses um x para te compensar de tudo o que tens gasto em vegetais e fraldas para eu crescer, é que vou ser podre de rica e quero mesmo dar-te parte daquilo que tiver, nem que seja só uns 20 euros para tratares desse buço e sobrancelhas. Pronto. Sendo assim, vai lá à tua vida que eu adormeço sozinha e a sorrir. Um abraço."


Quero tanto que a miúda se tape... gostava mesmo de a aconchegar e de POUPAR DINHEIRO NO AQUECIMENTO.

Pronto.

18 comentários:

  1. Joana, tenho a solução milagrosa para ti e pra Irene: na La Redoute há umas capas de edredon que têm um fecho que "agarra" o edredon ao lençol de baixo.
    Não consigo enviar o link por aqui, vou envia-lo pelo instagram :)

    A tua conta bancária será contente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhora ela disse que a criança se sente presa e como é normal nao reage bem a essa sensação. Assim sendo essa sua solução nao é assim tao milagrosa. Credo... parem de fazer comentários impulsivos e pensem antes de escrever ou leiam com calma sem as hormonas vos deixarem aos saltos, desejosas de mostrarem que sao melhores mães. Credo!!!!!! NÃO HÃ PACHORRA!!!

      Eliminar
    2. É só uma ideia! Não bata mais no ceguinho.
      E além disso este tipo de sistema é diferente do "saco pij1ma" e até pode ser que a Irene se sinta bem.

      Mas você deve saber melhor que toda a gente, que a Irene não vai gostar. Tem uma bola de cristal que lhe diga tudo?!

      Eliminar
    3. Só mais uma coisinha não tenho as hormonas aos saltos, não sou mãe e não sei melhor que ninguém. Se sou impulsiva o problema é meu! Mas veja se você não sofre do mesmo mal, já que reagiu tão impilsivamente ao meu comentário nem pra si era, mas para a Joana.

      Um resto de bom dia. ;)

      Eliminar
    4. Cá por casa é igual :)não é a única a querer tapar "à força" os rebentos.a minha consegue ficar na horizontal na cama sem desfazer a cama...como é possivel?!? qualquer dia ponho a filmar :) venha o verão para poupar uns euros...

      Eliminar
  2. Cinco anos e continua a destapar-se de noite.

    ResponderEliminar
  3. Joana, lamento ser portadora de más notícias, mas... a minha filha era assim... tem 8 anos agora... e continua na mesma ou pior!
    (quando era pequenina o que fazia e o que faço agora ao irmão, era vestir-lhe por cima do pijama - ok às vezes eram 2, um de algodão e um de veludo - um daqueles fatinhos quentinhos tipo polar assim não me preocupava quando se destapava)
    Juliana

    ResponderEliminar
  4. A minha fez 4 anos em Novembro e este Inverno finalmente comecei a reparar que ela já não acordava destapada. Podem dizer que sou má mãe mas nunca fui de me levantar a meio da noite para a ir verificar. Se acordasse para ir à casa de banho isso sim, aproveitava e ia espreitá-la. De resto, se ela dorme a noite toda e não acorda, eu também não ia lá espreitar. Dorme com pijama polar e camisola interior e por escolha dela não dorme de meias porque não gosta. Na cama tem lençóis de flanela e um edredon. Acho que às vezes temos mesmo que esperar para ver e eles chegam a uma altura que tomam consciência das necessidades.

    ResponderEliminar
  5. Se desligares o aquecimento ela não começa a querer tapar-se?? :D (desculpa, sou uma inexperiente, nem devia estar aqui num mommy blog)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficam só doentes :(

      Eliminar
    2. hahaha gelados até aos ossos

      Eliminar
    3. Ia precisamente sugerir poupar no aquecimento :) Aposto que nenhum miúdo vestido com um pijama polar "e umas coisas por baixo" a dormir em Lisboa numa casa com teto e paredes ficou doente ou gelado até aos ossos. Não estamos na Sibéria e se há coisa que aprendi ao longos dos 5 anos de vida do meu filho foi que se ele se destapa é porque tem... calor! Imaginem só a loucura! Se tivessem frio ou se estivessem confortáveis não se destapavam...

      Eliminar
  6. 12 anos (o mais velho) e continua assim... o pediatra dele uma vez disse que se tivesse frio ou não estivesse confortável ele não fazia isso... de inverno pijamas polares e agora dos mais fresquinhos (para os dois)... a de 2 anos só dorme tapada a sesta... mas tb agora temos ar condicionado e a casa sempre a uma temperatura agradável que já acabamos com os lençóis quentinhos e pijamas quentinhos... qd se destapam vou verificar mas eles estao quentes...

    ResponderEliminar
  7. A minha tem 3 anos e também dorme destapada a noite toda. Se a tapo começa logo a levantar os pés e a dizer que não se quer tapar. Eu acho que o pediatra da Ana Lima tem razão. Se se sentem confortáveis não há porque os obrigar. Bjs

    ResponderEliminar
  8. O meu tem 6 e faz o mesmo...
    Quando vejo que ele está a começar a transpirar, já depois de ter adormecido, opto por tapá-lo só com 1 cobertor fino. Eu acho pouco mas a verdade é que assim é mais provável encontrá-lo ainda tapado na manhã seguinte :)

    ResponderEliminar
  9. Revi-me tanto! Tenho o aquecimento sempre ligado (a disparar quando baixa de uma determinada temperatura) porque a princesa destapa-se e depois fica com as mãos geladas. Já experimentei pijama polar, sua por todo o lado e irrita-se e, mesmo com os sacos-cama, ela saca os braços para fora!

    ResponderEliminar
  10. A solução que eu encontrei para minimizar o desconforto (pelo menos o meu por às 4 da matina imaginar o miúdo destapado e com frio) foi, sobre o lençol de baixo, colocar uma manta quente e fofa. Acho que o contacto do corpo em cima dela gera calor e fá-los ficarem mais aconchegados. Além disso a cama fica com o aspecto mais fofo e cómodo de sempre, parece um ninho....

    ResponderEliminar
  11. Há tempos numa encomenda do site mothercare enganei-me e mandei vir uns babygrows muito giros mas com a indicação de não cobrir com qualquer tipo de roupa os bebés e manter os quartos a temperaturas amenas pois são mesmo muito quentes. Ela vai caber neles no verão 😒😆 Poderá ser uma hipótese visto que existem sem pés para crianças maiores

    ResponderEliminar