8.16.2016

Missão cumprida!

Desde sempre que tento incentivar a Irene a que lave os dentes sozinha e que sinta que é uma necessidade (para não ser obrigação). Expliquei-lhe que há uns "bichinhos na boca que comem os dentes" e... acho que andou a ter pesadelos com isso durante imenso tempo - receio parvo meu, mas é que uma vez acordou a dizer que tinha bichos na boca... 

Além dela lavar sempre os dentes sozinha (e de nós darmos só "uns toques" no final), comecei a preocupar-me com a espuma toda da pasta de dentes que ela andava a engolir. Claro que não "faz mal", que "ninguém morre disso", mas qual seria a idade certa para ela aprender a cuspir a água? 

Não sei, mas decidi ensinar. Foram 5 noites ou 6 em que tentava três ou quatro vezes que ela aprendesse. Foi difícil para ela resistir ao instinto de engolir a água, mas agora já consegue e estou toda orgulhosa! ;)

Deviam vê-la com o peito todo para fora a dizer "a Necas já consegue, sozinha!". Confesso que talvez não tivesse ensinado antes por preguiça e algum... descrédito na miúda, mas tal como li num livro qualquer (um óptimo que se chama: Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem): nunca subestimar as crianças, antes esperar "mais" delas do que "menos". 

Conseguimos!

Próxima lição? Arrumar a loiça na máquina, ehehehehehehehehe. 


Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

9 comentários:

  1. Segundo a nossa dentista, o engolir a espuma só é um problema se a pasta tiver um flúor elevado. Por ex, a minha filha tem 5 anos e usa pasta com cerca de 1400ppm por isso é recomendado cuspir a espuma. Mas quando usava de 1000ppm (até há 6 meses atrás mais ou menos) não havia mal em engolir. Em relação ao escovar sozinha, mesmo com esta idade a dentista recomenda que a lavagem seja supervisionada por nós e que façamos sempre uns 'toques' no final, como diz.

    ResponderEliminar
  2. Eu já tentei tantas vezes ensinar a minha, mas ainda não chegou o momento... :/ A razão da quantidade de pasta ser só equivalente à unha do dedo mindinho, é mesmo para terem a quantidade de flúor suficiente, sem ser muito tóxico para eles...

    ResponderEliminar
  3. muita muita atenção aos ppm's da pasta de dentes. o fluor em excesso faz muito mal. a verdade é que a escova deles so deve ser suja com a pasta ou seja não devia estar a fazer a espuma que diz que está a fazer. uma pasta para idade da Irene so deve ter 500 ppm's so a de um adulto é que deve ter 1400 ppm's e a de uma criança os 1000 ppm's. o problema de engolir a pasta é que vai fazer com que o organismo fique com excesso de fluor e depois os dentes ficam com aquelas pintinhas brancas. já deve ter visto pessoas assim. isso deve se ao excesso de fluor e é para a vida não sai. mesmo assim já é um grande passo ela fazer essa lavagem sozinha mas os toques no fim são muito importantes

    beijinhooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo! Agora deixou-me na dúvida! Uma dentista infantil aconselhou-me 1500 ppms para a Irene (que tem dois anos e meio), dizendo que são "novas recomendações". Tem a certeza do que está a dizer? Em relação à espuma, confesso que deverá ter razão... sim! :(

      Eliminar
    2. O pediatra do meu filho, que tem a idade da Irene, também recomendou máximo 500ppm!

      Eliminar
    3. O pediatra do meu filho que tem 20 meses também recomenda uma pasta com pelo menos 1000ppm pode perfeitamente ser uma pasta de adulto com 1400 ppm. São as novas recomendações... Antes recomendava-se com muito menos porque recebiam outros suplementos de flúor que agora já não se dá. Para se tornar tóxico só se engulissem 1 tubo de pasta inteiro...
      Catarina

      Eliminar
    4. eu sou a anonima e as recomendações que lhe dei foram dadas pelo meu irmão e cunhada que são os dois dentistas. a minha filha tem 22 meses e a recomendação dele foi que ate aos 3 anos os 500ppm's chegam perfeitamente não é preciso mais. mas se a irene está a ser seguida pela dentista infantil e foi essa a recomendação quem sou eu para contrariar. :) mas de qualquer das formas tem pasta a mais de certeza. ate nós adultos não devíamos fazer espuma e devíamos lavar os dentes sem passar por agua a seguir.

      Isabel

      Eliminar
  4. Nada como ir à fonte de informação ;)

    https://www.omd.pt/publico/criancas

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. O meu filho tem 26 meses e sempre usa a Aquafresh dentes de leite c/ 500 ppm e é recomendada de 1 aos 5 anos. Foi a k encontrei na parafarmacia k é mais indicada para estas idades e a unica k nao tem sabores de frutos. Ponho um "raspao" de pasta na escova e ele esfrega os dentes da frente e eu ajudo a esfregar os de trás. E nunca fez espuma,logo nao há necessidade de bochechar c/ agua.

    ResponderEliminar