10.08.2016

Eu não sou linda sem make-up.


Hoje adormecer a Irene correu bem, estou bem disposta. Espero que, com os vossos também não tenha sido difícil. Vocês merecem! 

É normal que muitas de vocês não conheçam a "minha história", o meu percurso (até porque há sempre centenas de pessoas novas que chegam com os posts de coração fora do peito da Joana Paixão Brás - adoro-te, Joana!) e não vou estar sempre a dizer o mesmo. Por isso, vou abreviar: antes de ser mãe era uma maria rapaz. Não cuidava de mim. Apesar de achar que ia ocasionalmente ao ginásio, creio que desprezava o meu exterior por ter medo de "tentar" e de depois reparar que não conseguia ser tão bonita quanto as outras pessoas. Mentia-me dizendo que era "prática". 

O mais doentio? Ao mesmo tempo tinha dias em que olhava para o espelho e em que me adorava. Só a cara, claro. O resto do corpo sempre preferi esquecer que existia. Como se todos os dias fossem um mau dia de compras, em que nos deparámos só com aqueles espelhos filhos da... que nos fazem sentir que somos banha de porco ambulante.  As psicólogas que estão a ler isto devem estar a pensar "hmmm... falha narcísica". É bem capaz, é. 

Depois de ser mãe, tenho valorizado mais a minha descoberta para o lado positivo. Sinto que foi depois do meltdown do pós-parto que acabei com aquele frenesi da adolescência de me diminuir e de perceber a minha insignificância no mundo de sofrer com gramas de drama pelo prazer de sentir qualquer coisa. 

Agora temos de ser mais produtivas. E, para sermos mais produtivas, temos de estar em condições. Não podemos estar coladas com cuspo, não podemos andar todos os dias a evitar olhar para partes de nós (psicológicas e físicas) para seguirmos em frente. Temos de ir resolvendo. Temos de ir lidando. 

Isto tudo para dizer que apesar de me andar a maquilhar todos os dias e adorar (até escrevi isto) - ao contrário do que eu sempre fui que só punha um "pózinho" na cara para entrar em palco por causa da rosácea. 

Continuando no trabalho de "descoberta" (este texto deve estar a ser super chato para quem não esteja na mesma onda ahah), olhei para estas fotografias que o Frederico me tirou na semana passada e achei que estava perfeitamente imperfeita (vi as borbulhas, vi!) Estou eu. Estou mãe. Estou feliz. Estou calma. 

Desafio-vos a encontrarem fotografias vossas em que não estejam "arranjadas" e que gostem do que vêem. 

Publiquem essas fotos no vosso mural, identifiquem a página e ponham o #eusemtretas. ;

Vamos fazer com que a fasquia seja a realidade e a felicidade! 

Isto deixou-me feliz. 




Sigam-me no instagram @JoanaGama e ao blog também @aMãeéqueSabe

3 comentários:

  1. És linda com ou sem make up

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca adormeci nenhum dos meus três filhos. Nenhum, nunca. Adormeci a minha irma mais nova (quando ela nasceu eu tinha 16anos) até ela ter seis anos (!!!) e jurei para nunca mais. Que seeeeeeca! Com os meus filhos punha na cama, história, beijinho, adeus e até amanhã. Claro que ia lá se me chamassem. Não dormiam no chão, mas numa cama de grades até aos três anos (e onde nunca se sentiram mal) e quando passaram para uma cama normal nunca se levantavam. Não percebo esta dependência dos filhos... Adoro os meus filhos, fiquei com eles em casa um ano, amamentei-os nesse tempo, mas depois quis que se fossem autonomizando, descobrindo outras pessoas, outras formas de se alimentarem... Ja são adolescentes e estão óptimos!

    ResponderEliminar
  3. Joana, confesso que ainda não te percebi bem. O teu lado brincadeira faz-me duvidar sobre as tuas inseguranças. Se realmente és insegura não tens qualquer motivo. És um mulherão! Continua a arranjar-te, é tão bom sentirmo-nos bem!

    ResponderEliminar