quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A primeira sopa não correu bem.

Não tinha grandes expectativas relativamente à introdução dos sólidos na vida da Luísa. Já sabia que eles podem demorar um bocado a habituar-se e novos sabores e texturas e que das primeiras vezes é normal comerem poucas colheres, puxarem o vómito, cuspirem. Há uma semana e picos deixei que me roubasse banana das mãos, estando ao meu colo, e percebi que já sabia o que fazer com a comida. Provou entretanto também batata doce e adorou. 

Com a sopa foi assim.




Achou estranho, mas ficou curiosa, experimentou e depois, passadas umas colheres, não quis mais. O expectável. Não insisti, claro.

Mas o problema não foi este. O problema foi a noite. Deita-se por volta das 19h30 e costuma dormir 12 ou 13 horas e, a acordar, acorda apenas uma vez. Duas no máximo. Desta vez, acordou de meia em meia hora, a chorar muito. Cólicas? Pico de crescimento? Salto de desenvolvimento?
No dia seguinte, mudei a sopa para a hora de almoço. Comeu três colheres. Fez cocó normalmente e esteve bem durante o dia. Nova noite de sobressalto e choro em sofrimento. Ela que é tão calminha. 
Ao terceiro dia, não dei nada. Acordou uma vez, mas dormiu lindamente. Portanto, definitivamente o corpo dela ainda não está preparado e vou ter de procurar fazer sopa com outros alimentos que não batata doce, cebola ou cenoura. Às tantas vou continuar a dar-lhe os alimentos mais inteiros para as mãos (o tal do BLW), que até me parece que come melhor do que em sopa, e não se queixou da outra vez durante a noite...

Revi o vídeo e adorei as expressões da Luisinha, oh que coisa mais fofa!


A photo posted by Joana Paixão Brás (@joanapaixaobras) on



Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.

20 comentários:

  1. Que bebé boa! :) Tão querida!
    E esse babete é bastante interessante, pelo menos para os primeiros meses de sólidos.

    ResponderEliminar
  2. Cebola logo na primeira sopa não será muito agressivo? A minha sugestão seria fazer uma sopa mais 'básica', só mesmo batata e cenoura, depois ir acrescentando abóbora, curgete... Legumes mais verdes ou mais intensos só depois de já estar habituada.

    ResponderEliminar
  3. Olá...a minha menina faz hoje os 6meses...e é precisamente ao contrário... Adorou a sopa as papas não gostou tanto ao início mas agora já come bem... O leite e que ela prefere dar-me a mim... :-)

    ResponderEliminar
  4. A minha reagiu da mesma forma,tal e qual. Retirei a cebola. Adicionei abóbora e maçã na sopa. A sopa ao almoço o Leitinho à noite. Adorou. E agora já normalizou. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  5. A minha filha também não tolerou bem a cebola. Só voltei a tentar as nove meses e aí já correu melhor

    ResponderEliminar
  6. As primeiras vezes são sempre difíceis, mas vai melhorar!!
    Também adorei o babete, onde comprou?

    ResponderEliminar
  7. Aconteceu o mesmo com a minha baby... Dormia e com a sopa parou a boa noite de sono... melhorou quando dei mais maminha, Ou seja, não substitui a mamada por sopa... dava no "intervalo" ;) beijinhos e força
    Leonor Comenda

    ResponderEliminar
  8. A cebola é propícia a causar cólicas. Para primeira sopa não aconselho. Ter me ia ficado apenas pela cenoura ou abóbora mais a batata. É linda a Luísa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente=) cebola só deve ser introduzida na sopa já perto de um ano! Por norma causa imensas cólicas! Experimente tirar a cebola Joana;)

      Eliminar
  9. Que querido vídeo!! Tão boa recordação!! 😊
    Já agora de onde é o bibe? É tão amoroso! Obrigada!!

    ResponderEliminar
  10. Realmente parece estranho que um dos primeiros alimentos que recomendem por na sopa seja a cebola. O meu primeiro que ja vai fazer 4 anos nunca teve problemas com nada na sopa a não ser quando colocamos tomate, que foi bem mais tarde. Mas a segunda que agora tem 19meses nao podia comer cebola que passava a noite com cólicas... pedi no infantário que não colocassem e disseram que com a cebola faziam assim pra todos porque, pra surpresa minha, muitos não toleravam. A verdade é que sem cebola tudo correu muito melhor. Deixou de se queixar a noite. Uns meses depois voltei a experimentar, voltou a queixar-se. Acho que ja tinha mais de um ano quando percebemos que já conseguia aguentar, mas fomos introduzindo na sopa aos pouquinhos. E agora já come.
    Só uma sugestão, Joana: fizemos o mesmo com o alho francês porque me parece muito semelhante.

    ResponderEliminar
  11. Olá como disse o anónimo em cima a cebola provoca gases e a batata doce na minha bebé também, depois li no site demaeparamae que tbem era propensa a fazer cólicas e coloquei um sistema temposolar maçã na sopa e ficavá muito boa ;) na minha bebé tive que trocar cenoura por abóbora pois ela tem um dificuldade em fazer coco. Agora é indo ver as alternativas que funcionam na sua bebé :D

    ResponderEliminar
  12. Não sou muito de opinar mas visto que este é um local de referência para muitas mães de primeira viagem a cebola é mesmo um alimento não recomendável, tal como o alho para iniciar a diversificação alimentar, no centro de saúde foi também a indicação que tinha por parte da saúde infantil mas sou nutricionista achei um perfeito disparate e completamente errado passarem esse tipo de informação numa instituição de saúde mas enfim...novos alimentos devem também ser iniciados nos períodos mais cedo do dia - almoço pois caso exista alguma reação e/ou alergia é mais fácil de identificar e eventualmente variar. Relativamente a alteração dos hábitos de sono é normal em fases de alterações de rotina (e fico muito feliz por si da sua pequenina ser calma e dormir a minha tem 16 meses e ainda não dorme uma noite inteira ) bjinho corra tudo pelo melhor

    ResponderEliminar
  13. Aqui por casa começámos a introdução de alimento no método blw. Começou por comer legumes cozidos e fruta, no entanto as primeiras vezes brincava mais do que comia. Achei que o método era giro mas demasiado lento para a realidade do meu filho por ter que ir trabalhar em breve, então decidi introduzir a sopa. Comeu maravilhosamente bem logo à primeira e a única justificação que encontro é o facto de já ter experimentado os alimentos em blw e já estar mais habitua a sabores diferentes. Agora come sopa e fazemos blw na mesma com fruta e legumes e come super bem. Tem 6 meses e meio.
    A sua princesa está cada vez mais bonita!

    Susana Neto

    ResponderEliminar
  14. Ah esqueci-me de referir que o meu bebé também come cebola desde a primeira sopa por recomendação do pediatra e nunca fez qualquer reacção negativa.

    Susana Neto

    ResponderEliminar
  15. Olá, tal como já disseram, também acho que é da cebola. A minha bebe faz agora 7 meses e já come sopa desde os 5 ao almoço e desde os 6 ao almoço e jantar. Na do jantar ainda não ponho cebola, por causa das cólicas. E o alho francês nem ao almoço nem ao jantar.
    Quando começou as 2 primeiras semanas a sopa era com batata, cenoura e alface, num instante ficou a gostar 😀

    ResponderEliminar
  16. Os meus sempre comeram cebola na primeira dopa sem qualquer tipo de reacção.

    ResponderEliminar
  17. Banana e batata doce... a Luísa já a sabe toda eheheheh
    A minha filha também adora as duas!!!

    A cadeira da papa é gira mas gira :)
    Onde adquiriste?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Quando foi a minha Filha, há uns anos atrás o pediatra disse-me para NUNCA por na sopa, nem cebola, nem nabo. o nabo acho que é tóxico, a cebola...? acho que pelo sabor... nunca dei até ao 1 ano. Vale o que vale a informação. Adorei o vídeo e acho que ela adorou a sopa. Se lhe passa a colher para a mão, desgraça a sua vida! Nunca mais lhe dá uma sopa direitinho... digo eu, mas os Bébés são todos diferentes, e as Mães também!

    ResponderEliminar
  19. Os meus so comeram cebola, alho francês, nabo, tomates, ervilhas, para cima dos 12 meses. Por recomendação pediátrica. Esta linda!!

    ResponderEliminar