6.22.2017

Está a custar-me fazer a mala para a Isabel ir de férias com os avós. (Estarei a virar mãe-galinha?)

Estou a fazer a mala para a Isabel ir, pela primeira vez, de férias com os avós. E está a custar-me. Pensei que não, pensei que já tinha este assunto mais que resolvido. Ponderei bastante antes de tomar a decisão (eu e o pai), porque muitas eram as dúvidas: como serão as noites?, será que vai chamar por nós?, vai sentir a nossa falta?, achará estranho a irmã não ir?, e eu aguento as saudades?, etc, etc.

Depois de decidir que iria, caso quisesse, o assunto acalmou dentro de mim. Vai divertir-se, vai ser óptimo para estar com os avós e com as primas, vai ter praia e piscina e passeios e brincadeira durante uma semana, o que mais uma criança pode desejar?

A primeira vez que lhe falei nisto, perguntou-me logo se eu também iria e a mana. Disse-lhe que não, então respondeu que também não ia. Da segunda vez, disse-lhe que se precisasse de mim ou se tivesse muitas saudades, eu ia lá ter. Disse-me que não ia. Na semana passada já me enumerou as pessoas que iam (os tios do David também vão com os netos - serão 6 adultos para 5 crianças) e pareceu-me querer ir. Fiquei contente. Esta semana já avisou na escola que vai de férias e está tudo encaminhado. Comprei-lhe um balde engraçado com gelados e lá me disse que é para brincar com as primas. E ficou toda contente de saber que vai ter umas braçadeiras da Patrulha Pata e um boné da Patrulha Pata, tal como a prima Alice (a que tem 1 dia de diferença). Acho que vai correr bem e que nem vai ter muito tempo para sentir saudades.
O problema foi quando comecei a fazer a mala. Afinal ela vai mesmo ficar uma semana longe de mim, ou melhor, eu vou mesmo ficar uma semana longe dela. E é inevitável ficar com uma angustiazinha, depois de toda a tragédia que temos vindo a acompanhar no nosso país. Tenho beijado mais as minhas filhas, sentido o cheirinho no pescoço, mesmo que transpirado, tenho adormecido a pensar na nossa pequenez e no pouco tempo que podemos ter para cá andar..

Vai custar, está a custar, mas quero dar-lhe asas e quero que sinta o amor que eu senti e sinto pelos meus avós. Ela vai. O meu coração vai com ela. E vai correr tudo bem. 

Roupa - Kutchies
Fotografia - Tila do Amaral
Horto do Campo Grande

(amanhã mostro mais fotos desta sessão a convite da Hierbabuena)

Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade. 

12 comentários:

  1. Vai correr tudo bem! A Joana é uma mãe corajosa!!! Pessoalmente ainda nao consigo dar esse passo(a minha t dois anos e meio) mas vejo as vantagens e sei que é egoísmo meu... Talvez um dia consiga...Mas vai correr tudo bem com a Joana não digo com a Isabel porque isso é óbvio!

    ResponderEliminar
  2. Acredito que seja duro. Eu deixei o meu filho ir com as avós e tios já ele tinha para aí uns sete anos. E mesmo assim!!!!! Ele tem agora 11 e está farto de pedir para deixá-lo passar as férias de verão com as primas, os tios, e os avós... moramos na Alemanha... mas não nos convence. Vai connosco três semanas a Portugal e... mais uma semana com os escuteiros aqui na Alemanha (ai, agora que escrevo... da última vez foi um fim de semana e fiquei a bater mal...)... sou galinha!? Sou aquilo que for. Quem é a mãe dele sou eu. Se era para ter outra mãe, não tinha nascido desta galinha!!!! kkkk

    ResponderEliminar
  3. Vai correr tudo bem Joana. Custa nos mais a nós, que a elas. Vai ser divertido para a Isabel ter uma experiência diferente. Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Vai ficar mesmo Joana!...e por aqui igual! Um chorar cá dentro constante e tentar abracá-los o máximo que posso... não somos nada mesmo...beijinho Joana! Vai correr tudo bem ��

    ResponderEliminar
  5. Como entendo esse sentimento Joana!!!
    A minha princesa tem 4 anos,e com este,já é o 3º ano k vai de férias com os avós. Eu morro de saudades,mas sabes que mais??! Ela adora. Quando telefono (50 vezes ao dia) nem quer falar comigo. Mas aproveita cada segundo com os avós e vice-versa.
    Nunca tive avós presentes e sei o bem que lhe fazem.
    E nós,pais,temos uma semana de namoro eheh

    ResponderEliminar
  6. É preciso ter coragem! Eu ainda não estou preparada! :) Força, vai correr bem :)*

    ResponderEliminar
  7. Força... pior é quando depois da criança ter ido duas vezes uns 4 dias, os avós já achem que tem de ir e achas que apesar de não estares divorciada, és Obrigada a partilhar a custódia das férias. Rejeitei já várias ofertas deles por achar que não deve ser assim. Eles não podem sentir que "têm esse direito adquirido". Ela anda na escola, fico com os manos em casa e depois quando está de férias vai-se embora? Eu não tenho culpa que eles (avós) vivam longe...

    ResponderEliminar
  8. Não acham bem poderem também tirar umas férias dos filhos de vez em quando? Pode custar um pouco, mas parece-me bom para todos!

    ResponderEliminar
  9. acho isso muita mariquice, a mim não me faz impressão nenhuma que a minha filha vá de férias com os avós. Agora, nesta altura do ano e com o que se passou dos fogos, para o interior do país e zonas rurais de floresta, não ia. Simplesmente não ia. (sou de Lisboa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa! E fala assim com à sua filha?? Não vai, simplesmente não vai!!!!! Mais amor, Senhora!!! Joana, cada um sabe de si e tem o seu tempo. Não se martirize..beijinhos

      Eliminar
    2. claro que não falo assim à minha filha, nem eu escrevi que diria isso à minha filha; estava a comentar com a Joana que a minha filha para zonas de fogos não vai (ou não iria). Não digo isto assim à minha filha, até porque ela nem tem ainda idade para saber de fogos nem de tragédias. O que eu estava a dizer é que por mim não vai , que é essa a minha decisão, nunca disse nem escrevi que falava assim à minha filha.

      Eliminar
  10. Vai correr tudo bem. :) Admiro-te muito a coragem que tão bem fará às tuas filhas. Eu ainda não consigo mas estou a trabalhar nisso.

    ResponderEliminar