11.08.2017

Erros que cometo com a minha filha.

E que não devia. Ou que não são erros. São o que me apetece fazer ou, melhor, o que faz sentido para nós.

Às vezes jantamos sentadas no chão da cozinha. 

Enquanto cozinho, a Irene vai brincando perto de mim com o que lhe apetecer na altura. Às vezes está a fazer comida para os bebés dela, noutras está a dar concertos... Acabo de cozinhar, dou-lhe a provar e acabamos por comer sentadas no chão da cozinha. Não creio que a mesa seja assim tão importante, nem acho que, por jantarmos na cozinha, ela um dia não saiba jantar à mesa - como se isso não se pudesse comunicar na altura. 

Durante a semana, toma o pequeno-almoço na minha cama. 

O meu quarto é uma suite e, dá-me jeito, enquanto me arranjo, ir estando com um olho nela e a conversar com ela. É um momento nosso, calmo, em que vamos pondo a conversa em dia e, já agora, também consigo ir explicando qualquer coisa nos desenhos animados que ela vá vendo. De manhã costumamos ver o Zig Zag na RTP2 que tem boa curadoria mas, mesmo assim há, às vezes, alguns temas que requerem acompanhamento. 




Adormeço-a abanando-lhe o rabo e a cantar e já tem 3 anos.

Seja qual for o motivo pelo qual isto agrade às duas (eu sei que o meu é sentir que, de alguma maneira, estarei a apressar o adormecimento - mesmo que seja tanga) não me incomoda que tenha 3 anos e não adormeça sozinha. Eu tenho 31 e, por mim, se pudesse escolher também não adormeceria sozinha, para quê exigir-lhe isso? Se nem sempre me apetece? Se muitas vezes desespero? Sim, mas é isto. Faz parte. 

Não costumo dizer que não lhe compro algo que peça

Ela farta-se de pedir que lhe compre coisas. Não costumo comprar-lhe nada. Até porque, sendo blogger, como vocês sabem, vamos recebendo sempre umas coisas aqui e ali e, por isso, sinto que a minha quota de "presentes" até é excedida. Costumo dizer - não é totalmente mentira - "'Tá bem, se a mãe vir, se calhar a mãe compra!". A verdade é que não devo ver. Faço compras online e, por isso, só veria os brinquedos se fosse procurá-los mas, se os vir, um dia, se calhar até compro. Nem sempre me apetece dizer que não, raramente, até. A não ser quando tenho que "dar lições" que é como tenho explicado a importância dos "nãos" cá em casa.

Amamento-a e tem 3 anos. 

Ainda tenho de escrever um post sobre isto. Sobre amamentar aos 3 anos e quem me faz sentir "pior" com isso serem mulheres. Nós. Umas com as outras. São outros 500. Amamento-a. Tem 3 anos. Faz parte da nossa rotina de adormecimento. Ela pede e eu dou. Faz parte. É assim. E será enquanto fizer sentido para ambas. 


Usa fralda para dormir à noite e tem 3 anos.

I don't care. Está conversado entre as duas que o objectivo será deixar de ter a fralda molhada quando acorda e ir fazer xixi. O preço a pagar dessa conversa é chamar-me muito aflita de manhã e eu ter de sair da cama a correr para a ir por na sanita, por isso está tudo encaminhado, mas sem pressas. Não quero que haja o peso do fracasso nem ter de andar a trocar roupa de cama a meio da noite. Está tudo a ir com calma. 

E tantas outras coisas que na volta nem tenho consciência. Seja como for, estas somos nós por agora e estamos bem. E vocês? "Erros" que cometam? 


a Mãe é que sabe Instagram


22 comentários:

  1. Acho piada que chama erros mas depois não assume nenhum como erro.
    Claro que não é drama nenhum comer no chão cozinha, mas acho errado não assumir que é bom sim jantarem à mesa e desde cedo aprenderem a estar direitos à mesa (a menos que não ache importante de todo a Irene comer bem à mesa, coisa que não censuro, mas como colocou este tema na lista...). O meu filho janta a ver desenhos animados, o que acho um erro da minha parte. Claro que não acho que ele vá ver para sempre, e também não acho um drama, mas não acho ideal.

    Eu é que peço ao meu filho para ele ir paraa minha cama de manhã. Lol. Ele é muito independente e eu promovo isso, porque acredito que lhe faz bem (sem criticar quem acredita noutras coisas), mas acabo por eu precisar dele...

    Quanto a amamentar, acho que faz lindamente, e não consigo perceber quem é que se chateia com isso. Gostava muito de ler esse post, porque no fundo do meu ser não compreendo como é que alguém se importa com a maminha alheia? Não é nada que faça mal aos miúdos, quanto muito faz bem e é um miminho. Só pode ser bom.... E eu não dei de mamar nem um dia por opção (não me mate).


    ResponderEliminar
  2. Não faço nenhuma dessas, algumas por acaso (não tirar a fralda de noite não é propriamente algo que só dependa de uma decisão minha, por ex), outras porque não concordo mesmo.
    São diferentes formas de estar, que não correspondem necessariamente a opções certas ou erradas, são as que vão resultando para nós.

    ResponderEliminar
  3. Canto para adormecer, e usa fralda para dormir (a começar a retirada) e tem 4 anos.
    Se cansa, e me apetecia que fosse de outro modo, sim. Mas vamos sem pressas a seu tempo tudo isto deixará de ser necessário.

    ResponderEliminar
  4. E continua-se a achar que pensar/fazer coisas diferentes da maioria é estar errado. Mas quando é que as pessoas vão começar a perceber que não tem de ser assim?

    ResponderEliminar
  5. Eu também amamento um menino de 3 anos. Pior, amamento-o a ele e à irmã de 2 meses, muitas vezes ao mesmo tempo. Quanto à fralda conheço casos bem piores.

    ResponderEliminar
  6. Acho esses "erros" maravilhosos.
    Acho-os assim por serem respeitadores do ritmo da Irene.
    Será certamente uma menina segura de si, ao contrário dos que muitos (muitas, diria!) pensam.
    Um beijinho.
    Raquel

    ResponderEliminar
  7. Não vejo erro nenhum!!!! Porque haveriam de ser erros, mães/pais/crianças felizes = boas decisões. Até pode ser daqui a uns meses ou mesmo anos se venha a constatar que não foi a melhor opção, mas estamos sempre em altura de mudar. Eu tremo pelo dia em que os meus filhos me digam que não querem que fique alguém (pai/mãe) com eles até adormecerem, pois são um dos melhores momentos dos nossos dias, e já vão com 8 e 5 anos. Já dormiram separados e agora dormem juntos, porque pediram e porque assim temos todos noites mais tranquilas e até adormecerem falamos/contamos histórias/fazemos puzzles/cantamos e até dançamos se for preciso e riiiiiiimos muito, eles adormecem felizes e isso é que conta.

    ResponderEliminar
  8. Muitas vezes quem nos faz sentir pior são outras mães ditas "perfeitas" que nos fazem sentir tão IMPERFEITAS assim como os nossos filhos...

    ResponderEliminar
  9. Devemos fazer o que nos faz sentido e nos faz sentir bem. A minha Joana tem seis anos, todos os dias a adormeço, conto uma história, falamos e rimos, ela adormece e eu vou para o meu quarto. Já ouvi que ela devia tomar banho sozinha, pois é, não toma e ainda por cima diverte-se a brincar na banheira. Um escândalo. Quanto à fralda podes sempre responder como eu fiz à minha sogra " não se preocupe que ela não vai para a universidade de fraldas!".
    Ninguém conhece os nossos filhos como nós e eu não gosto muito de fazer porque os outros fazem ou porque tem de ser assim. E a minha filha é educada para pensar por ela, para não seguir o rebanho, para ter opinião, gostos e para saber fazer-se respeitar.

    ResponderEliminar
  10. Fazem me sentir que estou a errar. Dorme comigo, nao adormece sozinha.Amamentei até aos oito meses ( o desmame foi natural e gradual, foi recusando até secar) e por isso dormia comigo, era o que funcionva melhor para nos as duas.Tem agora 21 meses e quando leio artigos que referem que o facto de dormirem com os pais serão crianças inseguras, com problemas emocionais etc sinto que estou a falhar nisso.

    ResponderEliminar
  11. O meu filho tem 5 anos. Dorme comigo desde que nasceu e bebê biberon de manhã. Se gostava de ter uma companhia da minha idade para dormir, sim claro que gostava. Se às vezes, na pressa das manhãs, ele fosse a tomar o pequeno almoço pelo caminho também dava jeito. Mas estamos bem assim. Tranquilos e felizes nos nossos dias. As opiniões dos outros nao me interessam. Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Também adormeço o S. Amamentar e ele tem 26 meses. Mas são 26 meses de amor. Muitas vezes desespero não digo que não, é verdade mas sabe tão bem quando ele pede mama e é a mim que ele pede confronto.
    Mas tb custa ouvir das mulheres coisas impensáveis sobre amamentação.

    ResponderEliminar
  13. A minha com 3 anos também:
    * adormece em cima de mim, eu sentada na cama dela e ela nas minhas pernas! Às vezes vem ao meio da noite para a nossa cama!
    * bebe biberão de leite de manhã quando "segundo as regras" já devia beber no copo!
    *dorme com fralda e acorda muitas vezes c a fralda molhada!
    E é assim... Muitas outras coisas, talvez recriminaveis aos olhos de outras mães, que agora não me lembro! Mas é para o lado que eu durmo melhor, cada criança com o seu ritmo!

    ResponderEliminar
  14. A minha filha tem dois anos e meio, eu canto enquanto a abano ao colo, ela gosta de balançar mas a parte do cantar já não é apreciada :-D " basta mamã bastaaaa"- grita ela por cima da minha voz :-D. (Matilde)

    ResponderEliminar
  15. A minha filha tem dois anos e meio, eu canto enquanto a abano ao colo, ela gosta de balançar mas a parte do cantar já não é apreciada :-D " basta mamã bastaaaa"- grita ela por cima da minha voz :-D. (Matilde)

    ResponderEliminar
  16. Jantar no chão? Não vejo nenhum mal em fazer piqueniques dentro de casa;
    Adormecer com ajuda? Eu preciso de ver TV para adormecer, ou seja, tb não adormeço sozinha;
    Amamentar...amamentei até aos dois anos. Queria que fosse até ele querer. E foi! Ele estava preparado para deixar mas eu não. Chorei! Não foi fácil! Quando a Irene vai para o pai não mama e adormece. Por isso que não venham comentários parvos e distorcidos sobre o assunto.
    Ouça o seu coração! A mãe é que sabe (e o coração de mãe sabe mais!)
    Beijinhos do Simão (do encontro fugaz no elevador do ikea).
    Um dia escrevo-lhe um e-mail! Sinto que tenho tanto para lhe dizer!

    ResponderEliminar
  17. Não vi nada de errado aqui descrito. São as vossas rotinas e se funciona é óptimo!!
    PS: Tb comia muitas vezes, no chão, com a minha mãe e irmãos e sempre soubemos comer à mesa e usar os diferentes talheres e copos. Sabia tão bem os nossos "picnics" no chão da cozinha! <3

    ResponderEliminar
  18. Se te sentes bem não são erros. Se eu fizesse essas cenas dava-me o badagaio mor mas essa sou eu. Às tantas faço coisas que só a mim me fazem sentido e tu nunca as farias. Tenho 2 filhos e embora sejam muito parecidos, não são iguais e nem eu sou igual para os dois. Nem o pai. Cada cabeça sua sentença. Não sou de regras muito fixas e é tudo na base do relax, mas há coisas que têm de ser de uma determinada forma para mim, para não alterar muito a vida de 4 pessoas numa casa. Preciso de alguma estrutura e sim o sono tem de se educar desde cedo senão tudo falha.

    ResponderEliminar
  19. O segredo para uma relação próxima com os nossos filhos por vezes passa apenas por descomplicar. Para eles são momentos de infância divertidissimos e marcantes na sua vida adulta, para nós mães, ja basta a correria e o stress do dia a dia..simplificar é cada vez mais a palavra de ordem! não descurando os pontos importantes está claro.

    ResponderEliminar
  20. Tem 3 anos e dou-lhe o comer na boca, apesar de na escola quererem q eles comam sozinhos em casa. Na escola come sozinho e acredito q não é por isso q ele não vai aprender a comer sozinho.

    ResponderEliminar
  21. Eu não lhes chamo de erros, chamo coisas nossas. Cada Mãe faz o que acha ser o melhor para o 2, e se forem felizes assim o q os outros dizem passa-me bem ao lado. O meu tem 4 anos e ainda me deito ao lado para adormecer, ainda usa xuxa, ainda usa fralda, pede beijinho qd se magoa, ui tanta coisa q será ao teu tempo. Somo felizes assim e isso é o q importa. Bjinho

    ResponderEliminar
  22. Só quem não trabalha não erra. Aqui é a mesma coisa, só não comete erros com os filhos quem não os tem.
    Adormecer: o meu de dois anos e oito meses se for o pai adormece a ouvir a história. Comigo pede sempre mais uma ou duas e só adormece a agarrar a minha mão (desde que o mudamos para cama de crescido no verão). O que vou fazer, obrigá-lo a adormecer sem a minha mão? Ele não entende. É uma coisa fisiológica. A irmã de seis meses desde que nasceu nota-se que é diferente, adormece muito mais facilmente, sempre ficou no berço ao passo que ele em bebé estava sempre no colo. Nós não os podemos obrigar a ser de determinada maneira, eles são como são.
    O mesmo com as fraldas.
    Acorda com a fralda cheia de chichi. De dia faz no bacio. O que vou fazer, obrigá-lo a conter-se durante a noite? Lol. E para fazer coco mesmo durante o dia pede para por fralda. Vamos insistindo que fique no bacio a fazer, mas ele só consegue fazer na fralda. O que vou fazer, obrigar o coco a sair quando está no bacio? Lol.
    É óbvio, mais que óbvio que quando estiver preparado, ele próprio vai querer fazer de outra forma. Ele próprio vai deixar de pedir fralda, vai deixar de agarrar a minha mão, etc etc vai querer comer sempre sozinho etc.
    Sobre comer na cozinha: olha que bela ideia! Cá em casa ainda não atingimos sequer o estádio de conseguir cozinhar para todos e comermos juntos .

    ResponderEliminar