domingo, 11 de fevereiro de 2018

Fralda à noite aos 4 anos. Serei eu?

A Irene tem quatro anos e ainda usa fralda à noite... 


Assadura


Não, lá por ser mãe há 4 anos não é por isso que se deixa de ter dúvidas. São de outro tipo, vá. Faz-me pensar sempre que se fala com alguém cujos filhos já tenham passado pela adolescência e que dizem "e o pior vem depois". Se olhar para a minha adolescência, sim, o pior vem mesmo depois, haha. E talvez também seja por isso que ainda dorme de fralda? 


Quem nos lê sabe que sou toda a favor de respeitar o ritmo natural das coisas.


Tentei desligar-me cedo dos "marcos" para o bebé gatinhar, andar, falar, etc, porque morria de insegurança e de medo a pensar nisso. Já a Isabel da Joana Paixão Brás andava a correr pela casa toda e de saltos, ainda andava a Irene a tentar rebolar. Por isso apercebi-me, com o tempo, que ter calma é o melhor para todos. Para mim e para ela. 


À semelhança do outro dia quando fui ao otorrino da Irene e ele me disse (depois de exames e tal) que o melhor era "limpar tudo". Eu estava muito nervosa e ansiosa mas, uma semana depois, já nada me parece tão dramático e calmamente estou a decidir ir a um segundo sem grandes alarmismos. Tem ranho a miúda, pronto, calma. 




O desfralde da Irene não tem sido rápido.


E, por rápido, falo do da Isabel da Joana Paixão Brás que, na minha cabeça, neste momento, associo a ela ter tirado a fralda sozinha, ter ido à sanita sozinha e ainda ter ido buscar o cif a seguir para deixar tudo limpinho, tal o despachanço. Começamos devagarinho, a escola a dar o mote (na escola da Irene não desfraldam todos ao mesmo tempo, vão estando atentos à autonomia de cada um e ritmo) e, quando demos por ela, a Irene já não usava fraldas durante o dia. Para fazer cocó pedia e púnhamos e ia fazendo, tirávamos rápido para não ficar também com nenhuma assadura, já que ela já anunciava e tudo.


Não é fácil mudar de hábitos. Se agora me dissessem que tinha de deixar de fazer o nº2 na sanita e passar a fazer no poliban também iria querer ter o meu tempo de adaptação (ewww, desculpem). 


Agora já faz tudo na sanita. Tranquilamente. Nem por isso quando vai dormir. Na sesta, na escola, já dorme sem fralda. Aqui, já houve várias vezes em que dormiu sem fralda mas com insegurança da parte dela e fazendo-me acreditar que acordava mais cedo (e, por isso, terminava a minha sesta) por não a ter (isto sou eu só a querer aproveitar ao máximo a sesta dela para mim, não sou?) e, por isso, durante a noite não tenho tido coragem e, por isso, segurança para lhe dizer: "amiga, é assim, a mãe não ganha para as activity (sou beta nas fraldas) por isso, queres fazer xixi? Levantas-te comáspessoas e congelas esse rabo ali no coiso da sanita". 



fralda


Eu penso: será que ela se sente insegura relativamente a deixar as fraldas por eu não me sentir segura ou vice-versa? 


Ando a fantasiar com uma boa história para fazer a transição: irmos ao continente e perguntar à malta toda se há fraldas para 4 anos e toda a gente dizer que não. E, pronto. Ela ter que lidar com isso e não ser a mãe que lhe está a tirar a questão. 


Ainda há fraldas acima do tamanho do dela por isso gosto de pensar que há crianças mais velhas que ainda usam fralda durante a noite e que não é visto como sendo "fora de norma", apesar de cada vez mais me aperceber que isto das "normas" tem muito que se lhe diga. Em relação às escolas que impõem aos pais que as crianças que entrem já não possam usar fralda (e, por isso, os pais, no Verão anterior andam com um stress do caraças), ao fim das sestas porque blá blá blá, ... 


As dúvidas não desaparecem, vamos é sabendo conversar melhor os nossos nervos. Digo eu, com os nervos, lá está. 

31 comentários:

  1. O Duarte faz 3 anos em Março. Não desfraldou ainda, de todo. E já não sei mais que lhe faça. Pote, redutor, boxers da bonecada que ele gosta. Às vezes pede... fica horas no redutor... mas não faz. E se lhe colocar a fralda pimbas... faz logo. Alguma dica para mim? Quanto à Irene, sempre ouvi dizer que o desfralde nocturno é mais dificil. Mas ta visto que a minha experiencia é nula... não consigo desfraldar o meu 😂😂 Coragem Joana. Cada criança tem o seu timing 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu Diego tamben faz 3 en maio e tbm passamos por uma fase en k n keria tirar a fralda tentei varias vezes sem resultado... ate k opetei por lhe ir perguntando o k keria usar " fralda ou queca"... resultou agora pede para fazer mxm quando estamos na rua, mas a noite ainda ten fralda.. axo k cada criança ten o seu ritmo e se sentir segura.

      Eliminar
  2. Por aqui vamos com 3 anos e 7 meses com fralda na sesta e á noite.Estou a pensar quando vier o calor retirar á tarde, e depois se correr bem logo se tira a noite.Mas prefiro que ela tenha fralda á noite do que marcar despertadores no tlm para ir levando a miuda ao wc durante a noite.

    ResponderEliminar
  3. O meu tirou a fralda de dia com 3 anos e a de noite só tirou já tinha 5 anos.
    Não foi por não nos apetecer acordar de x em x horas mas porque ele tanto fazia passado 30min de se ter deitado como 4 horas. E não íamos andar a acordar de 30 em 30min para o por na sanita.

    Demos tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  4. És tão parva que até dói!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é tão parvo que até dói!

      Eliminar
  5. O meu, de 4 anos, ainda dorme com fralda, não havia noite em que não houvesse acidente e isso fazia com que ele se sentisse muíto inseguro, alem de que não tenho lençóis, resguardos e pijamas para 7 dias da semana, que o inverno não ajuda... além disso, ele bloqueou e não consegue fazer cocó sem ser com fralda, já tentámos diversas abordagens, mas sem fralda não faz nem que sejam 3/4 dias... Se sei como reagir? Não, não sei, inclusive já me aconselharam a levá-lo a um psicólogo, mas acho um bocado exagerado. Estou numa de dar tempo e espaço, com a chegada da primavera vou tentar mudar um bocadinho esse comportamento, mas nunca está na nossa mão, eles têm ritmos próprios e enquanto não fizerem o "click" nada feito, pelo menos é assim que eu penso, por mais errada que esteja. Para já, chill out! 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui é exatamente igual!! O 💩 é só com fralda. A sesta da tarde é hora D. Já tentamos de tudo mas ele aperta-se e não faz. Há-de chegar o dia. É preciso paciência. As crianças não são todas iguais.
      P.S.- faz os 4 anos em finais de março. 😉

      Eliminar
  6. Ola .
    Fala uma mãe que passou pelo mesmo e mais tarde descobri que as minhas inseguranças passava pra ela .
    Existem umas coisas que se põe na cama , "dry night" è uma espécie de fralda vá mas em
    "Lençol" e isso ajudou imenso com a minha M.
    E acredite quando eu relaxei com o facto de " se fizeres xixi , não faz mal . A máquina lava meu amor "
    Tudo mudou .
    Tansmita lhe confiança e acredite que ela é capaz.
    Eles obsorvem imensas coisas nossas, mesmo aquelas que não nos apercebemos.
    Relaxe e sim cada um tem o seu tempo.
    Um beijinho grande
    Desta mãe que vos adora ler.
    N

    ResponderEliminar
  7. Ola joana! Por aqui, o rapaz deixou a fralda de dia aos 23m por vontade própria. A da noite com quase 4a depois de algumas noites seguidas c a fralda sequinha, decidimos arriscar. 6m depois ha acidentes e noites que correm bem. As vezes acorda outras levantamo.nos durante a noite para o levar ao wc, qd adormece mais cedo ou se notamos q bebeu mais liquidos ao jantar. O truque: muita paciencia e persistência.

    ResponderEliminar
  8. A minha filha faz 5 em Maio e ainda usa fralda de noite. Já tentamos várias vezes, já lemos livros, já a obrigamos a fazer xixi antes de se deitar, já diminuimos a quantidade de líquidos à noite e, nada deu resultado.
    Ela tem o tempo dela. Cansei-me de lavar lençóis, de a pressionar. Não é bom para ela, nem para nós. Tudo tem o seu tempo.
    De dia só largou aos 3 e foi por iniciativa própria. Ela disse não vou usar mais e não usou.
    Obviamente já falei com o médico dela e ele disse que até aos 6a não se pode falar em enurese...é ir tentando!!!

    ResponderEliminar
  9. Por aqui também 4 anos e fraldas à noite!
    😉

    ResponderEliminar
  10. Olá...tenho andado a ler os teus posts e hoje depois de ler aventureiro me a comentar... Pessoa insegura e stressada sou eu! E acredita que quando nós, mães, o somos tb passamos para elas! Tens de a encorajar a não dormir com fralda... Sem stress!se fizer xixi paciência! A minha miúda tem 5 anos e hoje na brincadeira do monstro das cócegas fez xixi no sofá... Acontece... Enquanto não lha tirares nunca vais saber como vai correr... 😉 Andreia Pimenta

    ResponderEliminar
  11. o meu deixou de dia aos 2 anos... quase nem dei por nada, foi mesmo rápido... mas as noites........
    tentamos em 2016 deixar as fraldas ... mas muitos acidentes de percurso... mesmo muitos... chegava a mudar de lençóis duas vezes por noite...

    resumindo foi assim... deitava-se as 9... as 11 /11:30 se nao o levava ao wc tinha uma grande xixizada à minha espera... depois por volta das 3/3:30 tinha de voltar ao mesmo... como se levantava as 7 ja nao ia mais a casa de banho... mas aos fins de semana tinha outra ida as 6 da manhã... o que verificamos foi um desgaste em nós (que tinhamos o despertador a tocar durante a noite) e a professora a queixar-se de falta de concentração e sono durante as tardes...
    deixamos de nos preocupar... qd tivesse de ser era... ponto... voltamos as drynights...umas noites fazia outras não, era o que era... o pediatra e a medica de familia desvalorizavam a situação...

    em setembro de 2017 deixou assim de repente com 10 anos.

    ResponderEliminar
  12. Ola Joana. O meu filho esta quase a fazer 4 anos e nao lhe consigo tirar a fralda para fazer cocó, já lhe disse que não me vão vender fraldas para meninos de 4 anos, mas sinceramente acho que não acredita nessa história. Se lhe digo que tem de fazer na sanita com redutor, ele simplesmente diz que já não tem vontade e fica sem fazer. Estou a aguardar que lhe dé o click por isso calma e paciência.

    ResponderEliminar
  13. Fala com a outra que anda a desfraldar o pyto com 5 meses.

    ResponderEliminar
  14. Os meus filhos tiraram a fralda de dia aos dois anos e de noite ao mesmo tempo simplesmente porque recusavam por a fralda á noite. Com o mais velho tudo tranquilo. A mais nova, uns meses depois de ter tirado a fralda sem dramas e sem acidentes, começou a fazer xixi na cama e foi uma fase ainda longa na qual ponderei voltar às fraldas, mas ela implorava para não lhe por. Os dois acabaram por tirar a fralda por iniciativa própria,mas com experiencias diferentes. Todos têm o seu ritmo.

    ResponderEliminar
  15. Tenho 3 filhos.
    A mais velha tem agora 7 anos e deixou a fralda com 3 durante o dia. À noite ainda a usou durante muito tempo, penso que até aos 5 anos.
    O do meio tem agora 4 anos e durante o dia também já não usa... Mas de noite continua a fazer na fralda. Decidi não me preocupar muito com isso. Normalmente antes de ir para a cama digo-lhe para ir fazer xixi, mas nem sempre tem vontade. Noto que nos dias em que consegue fazer antes de ir para a cama, passa a noite toda sem fazer nada... Mas nas noites em que não consegue, faz sempre na fralda.
    O mais pequeno tem 2 anos e nem sequer tem curiosidade... Enfim, cada um com o seu tempo e viva as fraldas ����
    É preciso é calma e descontração, não conheço ninguém que chegue a adulto a dormir de fraldas!! ����

    ResponderEliminar
  16. Olá! Por experiência as fraldas continente são melhores que as activity! É verdade! A minha filha acordava sempre molhada com as activity. Ela usa t6 e tem dois anos!
    Hoje estive a falar com umas amigas que são educadoras do desfralde e elas disseram que é normal a retenção e os deslizes (fazer na cama etc) mas faz parte. É ter paciência e lavar muita roupa, chão etc até se habituarem. Vou tentar na Primavera, a ver vamos...

    ResponderEliminar
  17. Aqui por casa a minha princesa tirou a fralda de dia aos 2 anos e meio, a noite passado um mês mas fizemos uma festa de despedida das fraldas, pois as fralda estava seca da noite mas ela tinha medo de haver algum acidente. Então combinamos e convidamos pessoas próximas que ela escolheu para comemorar este grande passo e a partir desse dia nunca mais dormiu xom fralda, no primeiro acidente que houve depois de deixar as fraldas, teve a tentativa de pedir para usar fralda e ai relembrei-a da festa que tínhamos feito e que não tinha mais fraldas e ela "compreendeu" e já lá vai quase um ano que não sabemos o que são fraldas. ;) coragem e animo cada criança tem o seu tempo. Tudo a seu tempo e uma boa ideia é usar como incentivo, uma comemoração cada ganho deles pois irá reforçar mais essa atitude :) bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Joana,de Inverno não vale a pena. Quando começar o calor experimente começar a tirar. Dá algum trabalho, acordar a miúda periodicamente para fazer chichi, etc. Mas eles ficam tão contentes quando não fazem, vai ver que não custa nada.

    ResponderEliminar
  19. A minha filha que com 2 anos já não fazia nada na fralda durante o dia, só deixou as "cuecas mágicas" com 4 anos e meio.
    Agora já nunca faz xixi na cama, mas tivemos uns meses que era literalmente todos os dias. Voltámos um passo atrás, voltamos a pôr cuecas mágicas e depois disso relaxou, aprendeu e nunca mais! Já vai para meio ano sem 1 xixi. Eu aprendi que não vale a pena forçar...de todo! um beijinho

    https://parttimemumandscientist.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  20. Eu tirei e pronto... A fralda vinha com xixi todas as noites, mas no verão dos 3 anos, já tendo largado a fralda de dia aos 2 anos. No primeiro dia, pleno verão acordou e disse: " Eiiii quem é que entornou água na minha cama" e eu disse-lhe: "- Foste tu! Tiramos a fralda da noite e fizeste um xixi durante a noite, mas não faz mal, mudamos a cama e ela fica pronta para a próxima. Mas agora tens que te lembrar de ir fazer o teu xixi na sanita... e vais ver que mais uns dias e vais lembrar-te". Foi o primeiro e ultimo xixi, nunca mais. Nem nunca acordou para fazer xixi durante a noite.

    ResponderEliminar
  21. Joana, se ela não se sente à vontade, ela que fique ocm a fralda. O Inverno é uma péssima altura para se andar a trocar lençóis à noite e a lavá-los dia sim dia não! Vai ver que ela chega ao verão e é ela própria a dizer que já não quer. A minha mais velha também foi até aos 4 anos. Eles são assim ;-)

    ResponderEliminar
  22. Aqui deixamos a fralda de dia sem stress nenhum com 2 anos. De noite... bem, quase a fazer 4 anos e ainda usa! Acorda com a fralda muito muito cheia. Aliás, há noites que até transborda. Vou fazer o que? Deixa lá sem fralda e a acordar encharcada todas as noites? Para que? A miúda lá terá o ritmo dela... (também usamos as dodot e continuam a ser caras, já argumentei com ela mas não resolveu (not) hihi
    Sem stress :)

    ResponderEliminar
  23. Tenho um filho da mesma idade. Tirou a farda de dia quando fez 3 anos quase sem acidentes (1 ou 2 que me lembre). Está longe de tirar a fralda da noite. Acorda sempre de fralda cheia e acho uma agressão levantar miúdos a meia da noite para os pôr a fazer xixi. Vou esperar pelos sinais pouco me importa se é agora aos 4 ou aos 5 ou depois. A não ser que seja por motivos de saúde, desconheço adultos de fralda... não me vou stressar nem a mim nem a ele e acho que se percebe bem pelos comentários que as crianças têm timings completamente diferentes. Isto não é um concurso 😊.

    ResponderEliminar
  24. E como fez o desfralde de dia? Ando nessa luta mas sem sorte. E já tem 3 anos. Consegue avisar, reter, às vezes pede para ir mas quando está em casa... Não quer!

    ResponderEliminar
  25. A minha filha fez 3 anos em outubro deixou definitivamente as fraldas de dia há +- 1 ano, ao fim-de-semana já não lha colocávamos, mas na creche apesar de irem ao bacio ainda colocavam. Quando começou o tempo a aquecer tiraram as fraldas de vez na creche e correu muito bem, só houve 2/3x acidentes. Passado uns dias pediu para deixar também de noite (primeiro pediu, depois recusou fralda e fralda-cueca), experimentámos tirar e correu bem, havia 2 ou 3 vezes por mês que nem por isso, mas é normal. Ultimamente, agora no inverno, são mais as noites que correm mal que as que correm bem (desconfio que é do frio), já pensei que seria mais fácil para mim voltar às fraldas, para ela não ia ser nada positivo. Ajudam os resguardos na cama, por vezes ela acordar para fazer xixi e muita paciência!!

    ResponderEliminar
  26. A minha filha faz quatro anos em Março e ainda usa fralda de noite! Acorda, a maioria das vezes, com ela cheiinha ;) Estou com preguiça de me levantar de noite (tenho tb um bebé de 10 meses que felizmente só acorda uma vez de noite) para a colocar a fazer xixi ou para ter que mudar camas de madrugada. Uso a fralda cueca do intermaché (pommette) e é Top, top, top!!!

    ResponderEliminar