a Mãe desbronca-se

Sabemos que não somos figuras públicas, sabemos que não somos o Dr. Phil ou o Dr. Oz, mas sabemos que até nos querem fazer algumas perguntas. Não só as grávidas que querem saber se, depois do parto, vão continuar a fazer xixi sempre que espirrarem ou sempre que lerem um post da Joana Gama por se rirem tanto (o quê? quem estará a escrever isto? será a própria Joana Gama? Sim, será). 




Estamos disponíveis para responder às vossas perguntas. Adoraria dizer que vamos responder a todas, mas a minha cabeça é um pouco badalhoca e criminosa e, portanto, não vou responder a coisas que a minha sogra não gostasse de ler (tenho que manter a família unida, principalmente quem me enche de roupa para a miúda) ou coisas que me façam receber chamadas ofegantes às 4 da manhã (refiro-me, claro, às vossas respirações de relaxamento durante o parto). 

Em que liceu andámos, 

se temos animais de estimação, 

o que é o períneo, 

se vale a pena ter aulas de preparação para o parto, 

se o pipi volta ao lugar, 

se a Joana Paixão Brás consegue assumir que compra na Primark apesar de ser toda betinha, 

quando é que eu estou a pensar em fazer o buço, 

quanto custa um tinteiro para uma HP 610c, 

a que horas fecha o Jumbo do Alegro de Alfragide. 

Pronto, o que quiserem. 

As regras são: 

- Não haver regras! - estou a brincar, odeio este tipo de afirmações. Está ao nível da "o importante é participar". Lembro-me perfeitamente de me esfalfar toda nas aulas de educação física para, no final, ganharmos todos a medalha. Nojo! Nojo!

Vá, as regras, são: 

- as perguntas são feitas em forma de comentário a este post e os anónimos ou assinam com o seu próprio nome ou, então, à la stripper, inventam um nome artístico. Não pode ser "La máquina" que esse já é o da Ana Malhoa. 

- as respostas serão dadas quando nos der jeito, em post no blogue e sempre identificando quem fez a pergunta. 

É só isto. 

a Mãe desbronca-se toda. 

Venham daí essas perguntas boas, más, estúpidas, inteligentes, inoportunas, oportunas, círculo, vela, polivalente, amendoim. 

70 comentários:

  1. Joana Gama: Quando é que vais deixar de fazer duckface nas fotos? És tão gira e isso não te favorece minimamente! :P Está bom assim? Já sei que isto não dá grande post para resposta, mas tinha de comentar! :D

    ResponderEliminar
  2. Sem questões (para já) :) Apenas para dizer que ando apaixonadíssimaaaaaaaaaa por vocês [leia-se, pelo que deliciosamente escrevem :) :) :)]. Tão, mas tão bommmmmmmmmm :) OBRIGADA pela leveza, pela descontração, pelo humor desmedido.
    Ser mãe há pouco tempo e rever-me em tantaaaaaaaaaaaaaaa coisa :) É M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O.

    Um beijinho*
    Telma

    ResponderEliminar
  3. Irei lembrar- me de alguma pergunta com certeza, mas por agora não consigo que ainda me estou a rir da última frase! Top!

    ResponderEliminar
  4. E só hoje é que se me fez luz!!! Não, não dei à luz!!Mas sempre achei que a cara da Joana Gama não me era estranha e só hoje é que fui ler a descrição da Joana (sorry!) pois andei ocupada a ler os outros posts! Ora onde é que eu ia... Ah é verdade e percebi que a Joana é nada mais nada menos a tal rapariga que estava grávida quando fui à RFM com os meus alunos e eles simplesmente a adoraram!! Um grande, grande beijinho, continuem assim! Estou a Amar o vosso blog desde o 1 dia!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joanas. Tal como a Telminha também eu estou apaixonadissima pelo que escrevem. Estou sempre a vir aqui espreitar as novidades.
    E claro, cada vez, que a minha Alice está vestida à betinha, lembro-me da JPB :-)

    Então, perguntas...
    Estão sempre a referir-se a vocês como "uma bocadinho cheiitas" (achei que ficava mal escrever gordas), mas pelas fotos, eu não acho nada. Ou as máquinas são mesmo boas, ou alguém nos anda a mentir LOL
    vamos lá, quantos kg?
    ehehe

    ResponderEliminar
  6. Questao para as mamãs que quiserem ajudar aqui esta tola:

    O Pedro faz um aninho este mês e resolvi que vou po lo a dormir no seu quarto (mãe coragem eu!)

    Situação: ontem pus a caminha no quarto dele, tive a arrumar o que ja estava arrumado, só para ver se me entusiasmava e pronto.

    Conclusão: no final do dia, voltei a pôr a cama no meu quarto.

    Serei maluca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força Ana! Vai ver que é mais difícil para si do que para ele! Vou-lhe dizer o que resultou comigo, tinha o Lucas 5 meses:
      Uma semana antes de o pôr a dormir no seu quarto à noite, punha-o lá a fazer as sestas. Depois, escolhido o dia D, após a rotina normal do "jantar, banho, cama", foi dormir para lá à noite.
      Não sei se tive sorte ou se costuma ser assim com outros bebés, mas a transição foi muito tranquila!
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Eu sei que para ele não custa tanto, mas te lo ali ao lado conforta me tanto... Acho que me agarrei a ele de uma forma louca por ter perdido a minha mae quando estava grávida de sete meses... E mesmo quando o deixo "ir" (porque ele tem de ser feliz) o meu coração sente se perdido... De novo... Mas eu sei que vou conseguir :-)

      Eliminar
    3. Olá Ana ;)

      Já tens aqui a minha resposta http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2015/04/a-mae-desbronca-se-02-mudar-os-filhos.html

      Beijinhos ;))

      Eliminar
    4. Olá olá! O meu pequeno vai fazer um ano em Janeiro e ainda dorme no nosso quarto. Já pensei tantas vezes em pô-lo no quartinho dele mas estou a adiar, por mimo, mais nada. Mas no fundo, qual é o mal de ele ficar por aqui? =) beijinho
      Cátia G

      Eliminar
  7. Grávida de 7 semanas, mas sem sintomas (tirando a falta da menstruação obviamente, o peito dorido, e já vi o US e ouvi o coração do/a baby), mas como se lida com estes três primeiros meses, estes últimos dias sentia-me mega triste, gorda, sem sintomas, ridicula por me sentir triste (perfeita TPM)....ahhhh como lidaram com isto, foi fácil? Dicas?

    Beijos às duas J, e duas I
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena! Parabéns!
      Não sou a Joana, mas passei por uma gravidez tipo, ontem, lol e acho que sei o que sentes...
      Os primeiros meses sao realmente estranhos. Dificil cair a ficha do "estou realmente grávida" mesmo depois de ouvir o coraçãozinho!
      Eu tive muitos enjoos e sentia-me doente, não me sentia nada grávida! Também andava super triste com o pensamento "isto não é nada daquilo com que sonhei"...
      Isso passa! Os enjoos passaram (prai às 13 semanas), a barriga começou a crescer, é lindo, é optimo, é a melhor coisa do mundo!
      Acho que é mesmo esperar que as semanas passem e a gravidez se fazer sentir. E quando o bebé começa a mexer... aí sim a gravidez toma outro gostinho, outro significado! Que saudades......

      Boa gravidez!! Aproveita porque passa num instantinho....

      Eliminar
  8. Já tinha escrito um comentário com perguntas mas foi à vida e só hoje tive tempo de o escrever novamente :)

    - como escolheram os nomes das vossas meninas? Lindos por sinal!
    - Só têm um nome ou foram criativas e deram um nome composto?
    - se tivessem um rapaz qual seria o nome escolhido?


    Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Ola joanas. Também tiveram/temm a sensação de amar menos o vosso marido quando nasceram as bebés?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou Joana mas gostava de comentar com a minha opinião pessoal :) Sinto que amo ainda mais... porque é o pai da minha filhota que é o que de mais precioso tenho na vida. Achava que o amor a um filho ia ser um amor diferente do "amor adulto", mas acho que a forma como bate no peito é semelhante, mas infinitamente maior. Estou completamente apaixonada pela minha filha... e sei que vou amá-la para todo o sempre independentemente do que possa acontecer no futuro. O amor a um homem é diferente. Não sinto que o amo menos... percebi foi que a escala em que podemos medir o amor é muito maior do que imaginava :)

      Eliminar
  10. Desculpem... Comentei no facebook... Agora sim: E o segundo é para quando? (pareço uma tia a querer saber o que não é suposto, mas estou a passar por isto agora e queria saber se já pensam no assunto ou ainda vão esperar?) Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Joanas:

    Antes de mais os meus parabéns, é tão bom ler-(vos).

    Ora bem, grávida de 24 semanas ando louca para poder fazer uma sessão fotografica. E ando a tentar ver quais as melhores opções, há tantas que depois perco-me. E na zona do porto encontro ams depois não consigo encontrar opiniões de como é o resultado e assim. Conseguem ajudar-me?

    Um beijinho,

    Rita Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita!
      Posso dar-lhe uma sugestão?
      My frame - fotografia digital! São duas irmãs, em Gaia, que fazem trabalhos lindos, lindos, lindos! Espreite no Facebook!
      Beijinhos
      Lila

      Eliminar
  12. Olá Joaninhas :)
    Eu não sou mãe, mas gosto muito de ver o vosso cantinho :)*
    Ando a ter o meu lado maternal mais ativo... nem sei bem se é assim que se diz, tenho 26 anos em Out faço 27... muitos receios em relação a por um ser tão indefeso no mundo... vêm as responsabilidades, despesas extras, inseguranças, etc... por outro lado tem todas aquelas coisas boas que serão indescritíveis...

    Tenho algumas questões:
    1 - Que idade acham propicia para conceber um bebé sem problemas? por volta dos 30 será tarde?
    2 - Despesas principais antes de ter o bebé
    3 - Despesas médias mensais com um bebé

    E é tudo! :) Beijinhos e continuem a fazer-nos sorrir.

    ResponderEliminar
  13. A pergunta que toda a gente quer ver respondida: como se chama a ginecologista da Joana Paixão Brás?! :) beijinhos às duas. Vocês são fantásticas!!!

    ResponderEliminar
  14. Joanas,ambas mães de miúdas giras e saudáveis, vão-me ajudar com a alimentação! Não que o meu miúdo não coma bem, nem nada disso.
    Amamentei exclusivamente até aos 6 meses, portanto começámos a diversificação alimentar há cerca de 10 dias. Puré de legumes ao almoço e fruta ao lanche. (Comprei o livro, 1,2,3 uma colher de cada vez, tenho feito receitas de lá)
    Não tenho uma pergunta direta, porque não tenho uma dúvida concreta, mas é uma fase em que toda a gente dá bitaite. Ora porque come pouco, porque a filha da amiga come papas, porque lhe devia misturar bolachas na fruta, porque o menino fica com fome, um sem fim de indicações que para uma mãe de 1º macaco fica abananada.
    Por isso, em vez de uma pergunta, pedia mais um relatar das vossas experiências!

    Obrigada,
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela paciência, Sofia ;) Vou mesmo responder em breve, prometo! <3

      Eliminar
  15. O meu gato é que manda cá em casa17 de abril de 2015 às 02:48

    Alo Joanas, Irene e Isabel,

    Aqui vão as minhas questões.

    O meu filho desde cedo que só mama/acorda 1a vez à noite, mas ultimamente tem feito noites completas, das 21h às 7h30. Qual será a melhor forma de evitar que me levante a essa hora com as maminhas a rebentar, sem comprometer a amamentação? Geralmente eu tiro leite com a bomba por volta da meia noite, antes de me deitar. Mas queria evitar de o fazer durante a noite, até porque a coisa boa de eles dormirem noites seguidas é nós conseguirmos dormir também, né? :)

    O meu garoto está perto dos 6meses, têm alguns conselhos quanto à transição para sólidos? Do's & Don'ts? Eu gostava de estender a amamentação até o mais tarde possível (vá até pelos menos aos 18anos dele :p), mas também quero que ele consiga superar esta fase sem grandes traumas (tanto para ele como para as minhas maminhas).

    A minha última questão é quanto à mudança de quarto. Até então o pirralho tem ficado no nosso quarto, no berço. Mas começo a considerar a hipótese mudar o lorde para os seus aposentos. A minha dúvida é se o devo fazer antes das nossas férias ou depois. Isto porque vamos fazer uma roadtrip, com várias paragens e várias dormidas, vai ser portanto um quebrar de rotina nessa questão. Quero evitar, o mais possível, qualquer confusão naquela cabeçinha.

    Obrigadinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também gostava de saber isto, mas todos me respondem q sou sortuda por ter tanto leitinho e por ele dormir tão bem. Mas ambas sabemos que também é um karma ter q estar a adormecer c a bomba...
      Uma das soluções q arranjei foi não dar maminha de noite mas tirar apenas c a bomba. Assim o pai dava esse leitinho ao bebé no dia seguinte e assim prolongava o intervalo da produção de leite. Além de o pai ter adorado estar mais tempo com o bebé e também poder fazer parte do momento mágico da amamentação.

      Eliminar
  16. Olá Joanas! ����
    O que têm a dizer sobre viajar no banco traseiro com os nossos filhos? Gostaria de saber a vossa opinião.
    Beijinhos ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2015/05/a-mae-desbronca-se-07-mais-uma.html

      Já está ;)

      Eliminar
  17. Olá Joanas! Gostava de (cuscar) saber como são as noites típicas da Irene e da Isabel. A que horas se deitam, acordam muitas vezes durante a noite... comem durante a noite? Por norma a que horas acordam, de manhã? Beijinhos às duas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está ;) http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2015/05/a-mae-desbronca-se-07-mais-uma.html

      Eliminar
  18. Quando estou mais cansada, atiro para o ar "devia ter nascido homem, é mais fácil ser pai" como desabafo.
    Vocês também sentem que fazem tudo ou o pai das vossas filhas é mais participativo do que o meu? Aliás, qual é o papel dos homens em casa? Eu acho que exijo demais e acabo por culpar o marido de não conseguir fazer tudo o que quero. Ele ajuda, mas eu acho que os maridos das outras ajudam mais. É verdade ou é uma ilusão?
    Tenho um menino de 14 meses e acabo os dias esgotada. O pai está sempre fresco como uma alface.
    Adoro o vosso blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está ;) http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2015/05/a-mae-desbronca-se-07-mais-uma.html

      Eliminar
  19. Oi Joanas,

    Gostava de vos perguntar se as primeiras saidas com as vossas meninas tambem foram ultra stressantes? Nao sei se eh por vivermos num mundo em que ouvir uma crianca chorar e quase um crime. Se por o meu filho ser especialmente activo, chorao. Se talvez por ser mae de primeira viagem.
    Eh so ver o garoto a comecar a bocejar ou a mexer o olho direito e sinto uma onda de nervos a subir-me pelas costas a pensar no plano SOS para conseguir sair do supermercado o mais rapido possivel.

    Por volta dos 3meses ele comecou a fazer fitas terriveis para mamar. Berrava, chorava. Resumindo anda ele com os nervos em franja e eu feita zombie a pedir a todos os santos que ele nao pedisse para mamar na rua. Talvez este medo tenha comecado com isto tambem.

    Isto acaba por passar, Joanas? Eles acabam por se portar melhor em publico como passar do tempo? E nos maes, acabamos por nos sentir mais confiantes, prontas para qualquer fita a hora de ponta na fila da caixa do Lidl da Trafaria?

    :)

    ResponderEliminar
  20. SOS Joanas,

    Como fazem com a roupa da caminha deles? Durante os primeiros meses usei saco cama, depois mudei para um mais fresco, mas tenho dado conta que o quarto anda pelos 22graus e comeco a achar demais, ate porque sempre que lhe tiro a temperatura rectal esta sempre a rondar os 37.8. Apesar de ele ainda usar o chicco next to me estou a considerar comecar a usar os lencois apenas, com uma mantinha, sem edredon ainda.
    Algum conselho... Help :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, eu coloquei na caminha da boneca uns lençois polares, são mais quentinhos e agradáveis ainda para esta altura. Se eu os gosto de ter na minha cama, a boneca também deve agradecer. Depois coloco mais uma mantinha polar, tipo as que se compram na primark . Ela usa à noite um pijama mais quentinho, pois destapa-se muito, e tem bastado. Nunca usei edredon nem os sacos cama. aahhh, claro que aundo ele tinha poucos dias de vida, tinhamos o aquecedor à entrada do quarto para dar um ambiente mais caloroso ;)

      Eliminar
    2. Tive uma bebé em Janeiro e tinha o quarto aquecido, entre os 20 e os 21º. Julgo que é capaz de estar a aquecer de mais o bebé. Tenho um berço igual e eu vesti-a apenas com um babygrow quentinho e duas mantas, uma de lã fina e outra polar (quando estava mais frio). Agora só usa uma manta e os lençóis. Se o quarto estiver mais frio, dobro a manta para ficar mais quentinha. Sobreaquecê-los pode ser perigoso para além de desconfortável.

      Eliminar
  21. olá, olá!! A minha pergunta ( que deve ser das mas parvas...) é a seguinte: a minha bebecas vai fazer 3 meses :D e estou com um molho de bróculos nas mãos. Pois, o assunto é literalmente virado para as mãos. Não as minhas, que deixei de fazer unhas de gel há muito tempo e foi a melhor das decisões que poderia ter feito, senão a esta hora já tinha enfiado um dedo no olho da garota ou então estava toda arradinha como se tivesse sido atacada por uma ninha de gatinhos ronronantes. O meu GRANDE problema é: como cortar as unhas da garota ou aparar ou outra medida alternativa, pois ela é uma ofegante ( tem a quem sair) e esfrega-se imenso na cara... lá vai já deixando as suas marquinhas. Agradeço a ajuda das Joanas ou de outras mães que conseguiram contornar este probleminha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kika :)

      Nós à nossa Kika, agora com 2 anos, cortávamos quando ela estava a dormir! :)

      Eliminar
  22. Olá Joanas.

    Adoro o vosso blog, venho ler todos os dias mas nunca tive coragem de tecer algum comentário...

    O teu texto sobre não teres sentido nada pela Irene quando ela nasceu tocou-me... Aliás, não me sai da cabeça... Estou grávida de 33 semanas e o meu maior medo é de não conseguir amar o meu Gonçalo. Engraçado que sou uma pessoa muito positiva e não tenho medo do parto, nem de as coisas correrem muito muito muito mal. Porque sei que vai correr tudo bem, tenho muita fé em Deus. Mas tenho medo de não amar o meu filho e não saber como reagir. Tenho conversado muito com o meu companheiro sobre isso, e quero que ele saiba que pode acontecer... mas tenho tanto medo...
    Este filho foi tão desejado, é tão amado, e amo-o tanto agora...
    Achas que podes ter sentido isso por ter muitas expectativas antes da Irene nasceu?
    Ou seja, imaginá-la, imaginar o parto, imaginar o seu cheiro, como seria o toque dela (eu imagino essas coisas todas...).
    Achas pode ter sido isso que fez com que a tal ligação não aparecesse?
    Eu sei que as nossas hormonas também não ajudam, e os baby blue tb não. Mas não serão as expectativas as nossas maiores inimigas?

    Joana Gil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joana,

      não sou nenhuma das outras Joanas mas acho que posso responder-lhe também, como mãe. Fui mãe há 3 meses, a bebé foi desejada e a gravidez vivida intensamente, com imenso amor e vontade de a ter nos braços. O parto foi complicado e a recuperação também e também eu senti essa distância em relação a ela nos primeiros tempos. É normal. É um trauma enorme parir e ser mãe. Uma mudança abrupta nas nossas vidas e a gravidez não nos prepara para isto. A boa notícia é que lentamente, assim que voltamos a nós e começamos a adaptar-nos à rotina e a recuperar do choque de realidade, o amor começa a acordar, como uma flor que de dia para dia vai crescendo. Não te preocupes. Não te sintas culpada, nem ansiosa. É mesmo assim.

      Beijinho e felicidades

      Eliminar
  23. Olá!
    Queria perguntar-vos, especialmente à Joana Gama que pelo que percebi ainda está em casa com a filha, se não se «fartaram» de estar só a cuidar da bebé. A minha bebé tem 2 meses e se há dias em que ando muito bem disposta e contente por tratar dela, poder passear, outros dias sinto falta de fazer algo mais. Quando estava no trabalho só tinha vontade de vir embora, agora que estou de licença às vezes dou por mim a pensar no trabalho...gostava de me sentir maus útil, de ter algo mais que fazer senão cuidar da bebé..então nos dias de chuva em que não saio de casa fico com uma neura! isto aconteceu-vos? como lidaram?

    Obrigada

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  24. Bom, visto que nas últimas horas só se fala na aparição da Kate com a bebé real em bom, com o cabelo magnífico, radiante, de saltos altos, como se tivesse ido dançar...

    Gostava de saber como foi a vossa saída da maternidade... também estavam radiantes? Saíram muito tempo depois? (Ela saiu no próprio dia mas o que consta é ser prática corrente em Inglaterra).
    Contem-nos tudo! :)

    ResponderEliminar
  25. Olá! Pergunta para as duas joanas :) mudaram para q cadeirinha depois do ovo?
    Ando maluca com tanta quantidade de cadeiras q nem sei qual escolher... O meu bebecas vai fazer 9 meses.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina ;) Escolhi esta: http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2015/04/adeus-ovinho-ola-cadeirinha-do-caracas.html

      Eliminar
  26. Olá olá tenho uma duvida! Para quem está a amamentar e a introduzir os alimentos (o meu bebe tem 9 meses) como fizeram com a gestão de dar mama. Davam quando o bebé pede? Faziam alguma restrição? E após um ano?
    As recomendações médicas são vagas e as vezes penso que descontextualizadas (quando me dizem "não posso dar" que é errado e tenho um rapaz a espernear...) acredito que cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
  27. Boas! Sou mãe de uma menina e um menino! O " mai " novo tem 4 meses! Ando a fazer dietas e deporto em casa, mas a barriga é tramada de abater! Que dicas têm para dar às recém mamas? A fome é negra e a força de vontade enorme! Beijos e parabens.

    ResponderEliminar
  28. Olá mamãs Joanas ( que engraçado a minha mamã tb é Joana). Gosto muito do vosso blogue, já aprendi muito, já ri e já discordei mas pronto faz parte.
    A pergunta é simples mas a mim tem-me chateado visto que tive uma menina e depois de repente em 9 meses engravidei logo do menino e a pergunta é o seguinte ( para as duas se possível), que mala usam no dia a dia para transportar as coisas das vossas bebes? Penso que sejam diferentes já que são mamãs diferentes. A minha era rosa (claro) sendo eu uma "mariquinhas" com os pormenores todos, mas logo engravidei de novo e vendi a minha e comprei outra que sinceramente estou desiludiderrima e que vi uma que era mesmo aquilo e agora tou muito triste podem crer.
    Bem, obrigada desde já.
    Paula Duarte, 26 anos ( Mãe da Flor com 22 meses e do Lourenço com 3 meses)

    ResponderEliminar
  29. Olá Joanas!
    Sigo-vos à algum tempo e com uma Margarida de 10 meses identifico-me imensas vezes com o vossos posts!
    Recentemente começei a minha busca de sapatos estruturados para a minha piolhita dar os primeiros passos, mas ando a deparar-me com um probleminha... ela tem pé de princesa com um mísero 17 e os sapatos de "gente" só começam no 18 e aparentemente para pés com mais carninha que os dela..
    A minha pergunta é: Sabem onde posso encontrar sapatos para primeiros passos em tamanho minúsculo?
    Obrigada!!
    Catarina

    ResponderEliminar
  30. Olá Joanas! Como vocês amamentaram, a minha questão é a seguinte: O que vestir para ir a cerimónias com um bebé a LM? Tive um casamento à pouco tempo e tinha vários vestidos, mas nenhum deles dava para amamentar sem ter de me despir. Acabei por ir comprar um vestido à pressa, com botões à frente, mas muito básico. Tenho mais 3 casamentos este ano e nao sei o que fazer. Ele ja almoça e lancha, mas ainda mama muito durante o dia.
    Obrigada, Inês

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana Gama e Joana PB! Sou uma grande fã do vosso blog! desde o primeiro minuto!
    Esta minha pergunta é para a Joana PB. Sou muito curiosa e gostava de saber como são as suas rotinas? A que horas normalmente acorda, o arranjar a Isabelinha e a si, ... o trabalho, escrever no blog, ... fazer jantar, deitar ... Ser uma fada do lar e dondoca ao mesmo tempo!

    Obrigada!
    Mariana Azevedo

    ResponderEliminar
  32. Joana "Gamba" vi e lembrei-me de ti! http://mariacapaz.pt/cronicas/parir-ou-dar-a-luz-por-patricia-motta-veiga/

    Agora a minha curiosidade.. Qual a importância da vossa família na recepção das vossas crias? Sei que a Isabel foi para a creche e que a família da Joana PB não vive perto/ainda trabalha e que a Joana Gama optou por ficar em casa com a Irene. Mas se tivessem essa hipótese fariam tudo igual novamente? Ou preferiam tê-las deixado com a família até uma idade mais avançada antes da creche? E se optassem por deixá-las com a família acham benéfico? Tem sempre os prós e contras não é?
    Bem parabéns pelo blog, adoro! Viciei-me nele apesar de não ser mãe nem pensar em engravidar tão cedo. Li todas as publicações do fim para o início e fico sempre ansiosa porque postem mais qualquer coisa todos os dias! (estou a soar muito creepy, lamento)

    Pronto era isto! Boa sorte e keep rolling! (Não nenhuma de vocês é gorda o suficiente para rebolar! :P)

    ResponderEliminar
  33. Olá Joanas! Gosto muito de vos ler (se é que isto se pode dizer sem soar estranho) e pelo que percebi a Joana Gama ainda tem, como eu, maminha que me ajuda imenso para acalmar birras e etc.. a minha questão é: estando em casa com a Irene (que sorte, que inveja... eu aos 4meses la tive de voltar ao trabalho) ela come bem tendo as maminhas por perto? é que o meu príncipe também é de Março e quando almoça/janta comigo só a muito custo lá come, tenho atribuído aos dentes a falta de apetite para outras coisas, mas é desesperante ver que não come nada, mesmo do nosso prato e quando vê as mamocas começa-se logo a rir... também não tenho coragem para lhe negar...
    Beijinhos às duas!
    Ass: Mara C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mara!

      Estou a responder por aqui porque acho que não dá um post inteiro sobre isto. Vou só aconselhar-te a leres tudo o que temos escrito sobre alimentação que acho que te poderá ajudar. No caso da Irene acho que as maminhas não prejudicam nada o que ela come. Acho mesmo que eles às vezes não têm fome e isso mesmo dos dentes. Sinceramente vou mais para aí. Eles sabem o que fazem ;) Não te preocupes. Dica: quanto mais te tiveres a borrifar se o bebé come tudo, mais ele passará a comer :) NUNCA NEGAR MAMINHHAAASSS! Beijinhos enormes!

      Eliminar
  34. Olá Joanas.
    A "polémica" originada por um comentário de um querido anónimo, à volta do fim de semana à BORLIU da JPB, fez chegar uma questão aos meus neurónios.
    Então aqui vai ela:
    - Quando oferecem algo que vocês vão gozar, seja o tal fim de semana em Òbidos, ou aquele fim de semana do Barrigas de Amor, ou a visita à quinta dos animais, ou cremes, (etc), como é? Oferecem ao blog e depois vocês sorteiam (lol) entre as duas, ou quem oferece quer que seja para uma de vocês em concreto?

    Gozem bem esses presentinhos à borla. Mas afinal, há alguém que não goste de coisas à borla, grátis, free, a saber a pato (a pato não, que sou vegetariana) ???!!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia! Essas perguntas posso até já responder aqui ;) Depende muito de quem nos queira oferecer algo. Geralmente, se houver interesse das duas, até podemos tentar negociar, mas não costuma haver. Por mim, irá sempre a Joana até eu ganhar ginástica com a Irene e me apetecer fazer viagens com ela. O barrigas era para as duas e só foi ela e a visita à quinta dos animais era para todos o que aparecessem e de graça naquele dia. Vamos negociando, caso a caso. Imagina que a mini queria oferecer um carro... teria que oferecer dois ;) Um para cada uma, senão nada feito ;)

      Não costumam escolher a Joana, mas costumamos nós. Há alguns produtos que são mais a cara de uma do que da outra e é tudo muito pacífico! ;)

      Beijinhosssss!

      Eliminar
  35. Olá Joanas!
    Vi este vídeo (https://www.facebook.com/verdinha810/videos/10153851140378496/?fref=nf) e gostava de saber como andam as vossas meninas em relação à ginástica.
    Praticam algum desporto? E acham correto elas praticarem desporto com estas idades? Sim?

    Beijinhos às 4! :)

    ResponderEliminar
  36. Olá, olá!
    Sou vossa fã, super fã, de fazer refresh ao blog de meia em meia hora (eeiiii exagero!!) embora não comente quase nunca. Também tenho um blog (e uma filha de 9 meses já agora) e há uma dúvida que me assiste nessa coisa da escrita partilhada (eu que escrevo sozinha): como é que acordam quanto ao que cada uma escreve? Há troca de ideias ou há liberdade total? Passam-se da marmita do género "Joana, como é que foste capaz de escrever uma coisa dessas??" ou é tudo paz dos anjos e cada uma faz o que bem entender? Há linha editorial? Pronto, perguntas a mais certo? Desbroquem-se lá! Beijinhos e parabéns!

    ResponderEliminar
  37. Olá Joana e Joana!
    Sou mãe de um menino de 3 anos e de uma menina de 15 dias.
    Leio e acompanho vários blogs e páginas no FB que partilham vivências, experiências e conhecimentos sobre esta maravilhosa experiência de ser mãe mas há um assunto sobre o qual não li em lado nenhum e é algo que me passa várias vezes pela cabeça (será só a mim?!?!).
    Quando o meu menino era bebé e precisava mudar a fralda, levava sempre um daqueles resguardos descartáveis para colocar no muda-fraldas público, que depois deitava fora (nunca levava aqueles resguardos fofinhos em tecido). Penso sempre que é um desperdício mas não consigo fazer de outro modo. Gostava de saber se com vocês também acontece assim ou não?
    Agora na fase do desfralde, outra situação que me 'assusta' são os wc's públicos, será que há algum problema em sentar os meninos/as em wc's públicos? Já me imagino a gastar uma centena de toalhitas a tentar desinfectar sanitas públicas!!!!
    E pronto, era só isto! Se alguém pudesse esclarecer-me sobre estes assuntos, eu agradecia imenso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola SARA,

      Olha eu uso essas toalhitas e gel desinfectante.
      Mas ao inicio, na fase do desfralde andava com um adaptador portatil tambem.
      Existem de papel como nos avioes, e nos tinhamos sempre um extra no carro igual ao de casa ;-)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá!
      Muito obrigada pelas dicas ;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  38. Ola Joanas,
    tenho idea de ter lido aqui no blog ideias de actividades para fazer com os miudos no verao, mas talvez tenha visto noutro lado porque agora nao encontro...
    Sera possivel publicarem coisas giras para fazer com os miudos nas ferias? Tenho um amigo noruegues que vai com a mulher e o filho da idade dos vossos para Lisboa em Setembro e gostava de lhe dar umas dicas engracadas para o pequenino...
    Obrigada!!!
    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  39. Olá Joanas! Esta questão vai para a J.Gama: Então e a abóbora mágica? Sempre resulta ou não? (Vi o post em que a tal abóbora ficou demasiado diluída na sopa, mas fiquei com a ideia que ia tentar de novo e como deve ser...) Se por acaso já fez um post sobre isso, sorry! Escapou-me!! Beijo e obrigada pelas boas gargalhadas que me proporcionam! ;) Ass: Joana R.R. (mais uma Joana)

    ResponderEliminar
  40. Olá Joanas!
    Tenho um príncipe cá em casa com 7 semanas, lindo de morrer, fofo que ele só, bem disposto e calminho - o pai diz que nos saiu a sorte grande!
    O que me tem preocupado é o seguinte: o peso... Por aqui estamos com amamentação em exclusivo, em livre demanda, e parece-me que está a correr bem, mas quando chegamos à balança fico com um aperto no coração... fica aquém do que é suposto, há semanas que nem às 100g chega. O médico e a enfermeira têm desvalorizado, dizem que o importante é ir aumentando mesmo que a um ritmo mais lento, mas... isto das amigas, das avós, dos grupos e da internet tem muito que se lhe diga... tudo manda bitaite e todo o santo dia sou bombardeada com "percentis", "aumento mínimo", "leite fraco", "leite insuficiente" e "suplemento"...
    Se bem me lembro a joana paixão brás falou a determinada altura do peso (baixinho) da isabel. Como foi gerindo isto?
    Obrigada pelas dicas e pela boa disposição!
    Beijo às Js e às Is

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso ser eu a responder??

      Se o pediatra e a enfermeira desvalorizam e o seu bebé está bem não ligue...

      Ele come nao come?

      Ao resto responde com um sorriso e manda tudo à fava por dentro... 😉😉

      E ainda é cedo... não desanime...

      PARABÉNS pelo seu bebé...

      Bjs

      Eliminar
  41. Eu tenho uma perguntinha para a Joana Paixão Brás: Sempre mudou de pediatra? Depois da pneumonia da Isabel estava a pensar nisso e disse que iria dar mais uma oportunidade, e depois decidir. E eu claro, fiquei curiosa!
    Parabéns pelo blog! Sou completamente fã, desde do inicio!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Tenho uma pergunta para a Joana Gama: Como é que foi com os gatos na altura em que a Irene nasceu? Eles estranharam? Onde é que os punhas a dormir? Tiveram ciúmes da bebé? Ainda conseguem dar atenção aos bichos? Saltavam para o berço? Conta tudo (se faz favor)!
    Tenho dois gatos com menos de um ano e em Março vai nascer a bebé. Os gatos costumavam dormir na nossa cama, mas agora já estão em transição para a cozinha (snif snif).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  43. Tenho uma pergunta para a Joana Gama: Como é que foi com os gatos na altura em que a Irene nasceu? Eles estranharam? Onde é que os punhas a dormir? Tiveram ciúmes da bebé? Ainda conseguem dar atenção aos bichos? Saltavam para o berço? Conta tudo (se faz favor)!
    Tenho dois gatos com menos de um ano e em Março vai nascer a bebé. Os gatos costumavam dormir na nossa cama, mas agora já estão em transição para a cozinha (snif snif).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  44. Olá Joanas! Adoro o vosso blog! Gostava de saber como é que organizam a vossa rotina? Entre a limpeza da casa, roupa e mais roupa, compras, comida, etc como é que conseguem tempo de qualidade com as meninas e para vocês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que assume que são só elas a ter de fazer a "limpeza da casa, roupa e mais roupa, compras, comida, etc"? Falo por mim, desde que vivo com o meu namorado (desde os 23 anos) que fazemos sempre TODAS as tarefas a meias. E, desde que fomos pais (aos 29), que continuamos a fazer. As tarefas são obrigação dos dois e a rotina é organizada a dois (ou a três, neste caso), assim não pesa muito a nenhum e temos tempo para o que queremos: estar juntos e divertirmo-nos.

      Eliminar
  45. Olá Joanas! Adoro o v/ blog...estou grávida de 20 semanas e não passa um dia em que não vá verificar várias vezes se há coisas novas para ler :) Para já gostava de saber a v/ opinião sobre comer morangos durante a gravidez..tenho comido muitos...lavo-os com Amukina e depois ainda passo várias vezes por água...mas não há uma vez que coma e não esteja cheia de preocupação sobre se estou a fazer bem ou mal...Obrigada e beijinhos*

    ResponderEliminar