8.21.2015

A minha miúda não fala puto!!!

A Isabel tem 17 meses. A Isabel diz, agora, praticamente as mesmas palavras que dizia com 12.

  • mamã
  • papá
  • olá
  • já tá
  • bebé
  • ão, ão
  • nã, nã



  • Depois diz, mais recentemente:
  • tatá (avó)

Já disse outras palavras como "hello" (esta disse mesmo bem dito), "adeus", "tchau" e "vó", entre outras, mas foram atos isolados, não contam. Tudo o resto expressa por variações de "a", "ah", "ã", "ãã" e fala lá a língua dela.

Dificuldade de se comunicar comigo, um em dez. Faz gestos específicos e sei que quer ouvir o Panda e os Caricas, faz as galinhas, quer as "doidas", quer ir para a rua, bate na porta, quer comer (raro lol) faz o som, aponta, desenrasca-se, barafusta, diz não.

Dificuldade em perceber o que lhe digo, zero. Identifica todas as partes do corpo (engana-se najorelhas às vezes e nojoelhos, compreensivelmente), vai buscar tudo o que lhe peço, adora resolver problemas, gostar de ajudar, tem saídas maravilhosas. Esta semana disse-lhe "a mamã gosta muito, muito da Isabel. A Isabel gosta da mamã?" Sabem o que me respondeu? Nada. Deu-me um beijo nos lábios. Quão amoroso é isto?... Depois aprende palavras novas todos os dias, reage a coisas que aprendeu na véspera (tipo "espuma", bastou dizer-lhe ontem, que foi a correr para a casa de banho em modo histérica, percebendo que íamos tomar banho com espuma).

Fotografia CV Love

Tenho a certeza (quase absoluta) que aquele cérebro está em Banho Maria e que mais mês menos mês vai despejar o primeiro Canto dos Lusíadas. 

A minha questão é: quando? E não. Não estou (ainda) preocupada com o desenvolvimento dela. Está a demorar o tempo que é preciso. Mas... mas... eu tenho tantaaaaaaa curiosidade em ouvi-la! :)

Quando é que os vossos se começaram a desenvencilhar melhor? Se me dizem que eles já sabiam dizer 100 palavras com esta idade, mais vale não porem cá mais esses pézinhos (que, pelos vistos, cresceram com a gravidez ainda por cima, suas patudas)!
E não, Joana Gama, nem penses em comentar isto, que eu bem sei que a Irene é a maior gralha e está no extremo oposto da Isabel. :) Até "que chatice" já diz! OMG! Hahaha

26 comentários:

  1. A avaliar pelo pequeno cá de casa depois de começar nunca mais ninguém o parou,...até a dormir fala!

    ResponderEliminar
  2. Aos 2 anos Joana. Aos 2 anos! A partir daí vai ser muito engraçado porque eles começam a debitar não os Lusíadas ainda, mas todo o dicionário que retiveram antes... é maravilhoso ver a quantidade de palavras novas que dizem no mesmo dia e, melhor ainda, para mim, é o darem entoação às palavras e frases... até chegar o dia em que já vais pedir para ela se calar um bocadinho que já não a podes ouvir ;)

    ResponderEliminar
  3. Não tenho filhos mas a filha de uma amiga com 9 meses já falava muito bem! Incluso nos corrigia. Eu dizia 'o gato ta ali', ela 'tia não é tá, é está!' E nós ficávamos OMG!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 9 meses? É um prodígio de certeza.

      Eliminar
    2. 19 meses talvez... lol... confundiu-se... :) ninguém leva a mal...
      Leonor Comenda

      Eliminar
  4. A minha sobrinha tem 17 meses também e as palavras que diz é : mãe, água, bola, praia. (soltou um tia uma vez após muita insistência)
    Bom, cada criança tem o seu ritmo não é o que dizem?
    Ah, e adoro o blog :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. O essencial é falar-se muito com eles e isso a joana ja faz, agora é preciso "obriga-la" a esforçar-se a dizer o que precisa e o que quer sob "pena" de n ter o que quer se n se esforçar. Ela nao fala pq nao precisa, utiliza os gestos para obter o que quer.

    ResponderEliminar
  6. Cada criança é diferente, mas até aos 2 anos é normal estarem mais concentradas a desenvolver capacidades motoras.
    Adquirem a marcha e depois algumas das motricidades. A partir dos 2 anos começam a desenvolver a linguagem e não param mais :)
    Acho que só a partir dos 2/3 anos começa a ser preocupante.
    Nós mães como percebemos tudo o que eles dizem, às vezes facilitamos e não incentivamos a dizerem as palavras. :)
    Vai acontecer quando menos esperarem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A Laura está com 20 meses e desenvolveu a fala de um dia para o outro durante as férias em Julho....já diz tudo e o que não sabe aprende num instante......

    ResponderEliminar
  8. A minha filha fez 2 anos em outubro e só no final novembro/início dezembro começou a dizer mais do que 10 palavras. A partir daí nunca mais parou, em fevereiro nos meus anos já cantava os parabéns a você todos... Hoje, a dois meses de fazer os 3 anos, é uma "gralha" :-)
    Por isso, não se preocupe... É mesmo verdade que quando começam a falar "tarde", depois é sem parar ;-)
    E vai dar por si a pensar como eu: "oh, filha podias calar-te só 2 minutinhos!!!!"
    Sabe o que é a educadora me disse uma vez quando eu manifestava a minha preocupação: "Sabe porque é que ela nao fala? Porque ela é muito esperta e sabe fazer-se entender perfeitamente. Por isso, não sente necessidade de falar ainda. Um dia da-lhe o 'click' e não vai parar mais".
    Na "avaliação" da creche em dezembro diziam que ela ainda não fazia frases, em julho já tinha um "vocabulário vasto".
    E este testamento era no fundo para dizer isto: não se preocupe mesmo, ela entende tudo e faz-se entender e isso é que é fundamental aos 17 meses...

    ResponderEliminar
  9. A minha filha tem 17 meses e também só diz meia dúzia de palavras. Com toda a sinceridade, isso não me preocupa nada. Ela percebe tudo o que lhe digo e faz-se entender. De manhã, ainda na caminha, diz bem alto: "Mamã! Nham nham nham nham" E pronto, já sei que quer encher a pançola de papas de aveia. Preocupei-me mais com os dentes. Aos 10 meses nem tinha sinal deles e, ao preço que os implantes estão, comecei a temer fortemente que ela nunca tivesse dentes, Aos 11 meses lá apareceram os dentes de cima, da frente e, depois, vieram todos quase ao mesmo tempo. Cada criança tem o seu tempo e, convenhamos que era uma grande seca se fossem todos iguais.

    ResponderEliminar
  10. Baby Caco só começou a falar melhor a partir dos 2 anos. Desde que compreendam o que dizemos não é preocupante!

    ResponderEliminar
  11. A minha tem 16 meses. Antes de completar um ano ja dizia bastantes palavras... Agora, ja perdi a conta as palavras todas que conhece, inclusive ja consegue fazer algumas frases. Fala mesmo muito bem, e repete tudo o que ouve e não esquece, por isso agora é preciso ter cuidado com o vocabulario... Ainda no outro dia a brincar com a bola diz "fogo la pa bola".. Tou tramada com esta miuda... Mas cada criança tem o seu ritmo. Como se costuma dizer com 1 andarás, com 2 falarás.

    ResponderEliminar
  12. O meu filho vai fazer 20 meses já diz algumas palavras como mamã, papá, bebe, pê, quê, pé, tia, Zé, meeeeeeeee (é a fralda dele com cabeça de ovelha), xau, ola e acho que está tudo :D Também já identifica muitas partes do corpo, entende tudo o que lhe digo por isso não te preocupes, cada um com o seu timing :)

    ResponderEliminar
  13. Sempre ouvi dizer que qd começam a andar mais cedo, começam a falar mais tarde. A minha começou a andar aos 10,5 meses andar. Só aos 21 meses é que começou a "falar" mais e já diz mts palavras novas. Cada um tem o seu desenvolvimento, não nos devemos preocupar. Em compensação, de acordo com a minha mãe eu aos 18 meses já não usava fralda, Queria começar a fazer o desfralde a ela, mas parece que ela ainda não quer largar a fralda. :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Isabel. Acabei de ficar bastante descansada depois de ter lido os comentários ao seu post!!! Ao meu filhote tudo vem tarde, mas quando chega, é tudo super rápido. Aos 10 meses não tinha dentes, mas quando o 1º apareceu veio logo com companhia. Os dentes dele nasceram sempre aos pares (quando não era 3 ou 4 duma vez). Aos 15 meses começou a andar, mas por qualquer motivo que desconhecemos, amedrontou-se e deixou de o fazer. Um mês depois, de um momento para o outro, "abram alas que aqui vou eu"! Hoje com 20 meses não o posso deixar sozinho que ele adora subir escadas! Quanto à alimentação de sólidos, só agora aos 20 meses é que mostrou interesse (sim, só agora!). À noite já não quer sopa (isso é para os bebés!), quer é um prato de comida! E quanto à fala, a sua filhota (que é um amor!) fala muito mais que ele. Como já várias pessoas aqui o referiram, acho que quando começar não se vai calar mais (e assim espero que aconteça, pois estou ansiosa para o ouvir). Ana.

    ResponderEliminar
  15. O meu tb começou a dizer algumas palavras aos 12 meses e eu achava que ia falar cedo, mas a verdade é que estagnou e só a partir dos 2 anos é que começou a construir frases. A partir dos 2 anos evoluem tão rapidamente na fala. Don't worry! Bjs

    ResponderEliminar
  16. Se calhar ajuda fingires que não percebes o que ela está a dizer. Muitas vezes sabem falar mas é preguiça porque são entendidos à maneira deles.

    ResponderEliminar
  17. O meu já diz bastantes coisas e já se faz entender muito bem, tem 20 meses. Mas na presença de outras pessoas fica muito acanhado, ou então não gosta de fazer de macaquinho de circo, a repetir coisas que pedimos! Diz palavras como "abobi" (abóbora) mas é incapaz de dizer sim ou chuchu (como nos referimos à chucha)! Na creche não fala nada...a educadora ficou pasma quando um dia que lhe demos boleia, o ouviu dizer: "Mamã oia a boua (olha a bola)!" Bola foi a 2 palavra que aprendeu, lá para os 8/9 meses e é o objecto preferido de todo o sempre!

    ResponderEliminar
  18. A minha filha tem agora 22 meses e é um verdadeiro papagaio a falar. Já diz tudo e mais alguma coisa, constroi frases (papá, cá queto - papá está quieto) e por aí fora.
    Começou a falar bastante cedo, aos 7 meses disse a sua primeira palavra: papá. Esteve bastante tímida durante muito tempo depois, no que à fala diz respeito, mas a partir dos 12 meses foi uma evolução enorme.
    Em contrapartida, começou somente a caminhar aos 20 meses.
    Ja andava preocupada e a nossa pediatra sempre dizia que como ela começou a falar muito cedo e acabar por começar a caminhar mais tarde, porque têm dificuldade em desenvolver duas coisas tão importantes ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  19. ( vim de férias! Estou a comentar com uns diazinhos de atraso...) o meu filho mais velho com 20 meses dizia meia dúzia de palavras de resto era o hum hum a aua e o dialecto lá dele! E percebia tudo o que se lhe dizia, o pediatra dizia que cada criança tinha o seu ritmo o seu tempo e de facto foi verdade, quando deixamos de nos ralar com isso e de o tentarmos fazer recitar lusíadas ( lol) ele deixou de ser preguiçoso ( no caso dele acho que era mesmo isso, ele sabia que nos o percebiamos e não estava para se chatear lol)depois lá nos acompanhou já em pequenas frases, conversas e aí ja ninguém o calou! Prepare-se e não stress e ainda vai chegar o dia em que irá ter de dizer " por favor filha do meu coração deixa só a mãe levantar aqui dinheiro no multibanco e já continuamos a conversa" para não lhe acontecer o mesmo que a mim, já lá deixei 3 cartões....bjinhos

    ResponderEliminar
  20. mais uma vez o vosso blog a ser uma preciosa ajuda. o meu piolho fez a semana passada 17 meses e não diz praticamente nada. Já farta de ouvir uns "isso não é normal, tens de falar com a médica para te indicar um terapeuta" ou " ai o meu já diz muita coisa..." decidi vir à pesquisa de algo que desse alguma paz interior a esta cabeça e encontro este belo post e estes belos testemunhos. Bem hajam e continuem a partilhar o que de melhor temos na vida, ser mães 😊

    ResponderEliminar
  21. Oi meu BB de 8 mesesfalaba mama papa do nada ele paro de falar

    ResponderEliminar
  22. Meu BB de 7 meses começou a falar mamãe e papai e do nada ele esqueceu e normal?

    ResponderEliminar
  23. Ola boa tarde, tambem a minha filha comecou a dizer mam ou mamam e pap dada, com 7 meses ate aos 8 meses e parou de dizer ja la vai 3 semanas que nao diz nada.

    ResponderEliminar
  24. Eu penso que minha filha talvez tenha deixado de dizer mamam, porque entretanto esta a gatinhar e na fase de levantar-se para comecar a andar, no entanto continua a dozer algumas silabas tipo dede ou didi, podera ser apenas uma fase, nada para entar e stres.

    ResponderEliminar